Rio -  Palco principal do Campeonato Carioca depois da interdição do Engenhão, o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, está longe das condições ideais de segurança e tem problemas visíveis. De acordo com um laudo de vistoria de engenheiros da própria prefeitura local, feito em janeiro, o estádio também apresenta falhas em sua estrutura.

O documento adverte que há anomalias classificadas como ‘endógenas’ (causadas por irregularidades de projeto, de execução, dos materiais empregados, ou da combinação desses fatores), e com grau de risco crítico.
Laudo acusou problemas no estádio de Volta Redonda | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Laudo acusou problemas no estádio de Volta Redonda | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Uma primeira vistoria, em abril do ano passado, constatou rachaduras nas rampas deacesso e em parte das arquibancadas, vazamento em baixo da arquibancada; trinca na alvenaria do túnel central; e afundamento no piso de um dos corredores. Foi recomendado também, no primeiro laudo, um reforço estrutural nas áreas indicadas. No entanto, nenhuma obra teria sido feita e os problemas se agravaram.

“As medidas que deveriam ter sido tomadas não foram. Até porque (levando em consideração a data do último laudo) não daria tempo para resolver tudo para este ano. Um dos pilares da área indicada para a interdição estava com afundamento”, afirmou o arquiteto José Silva Filho, que assinou o laudo divulgado no dia 18 de janeiro.
Foto: Divulgação
Prefeitura liberou o estádio | Foto: Divulgação
Ainda segundo ele, além de se omitir diante do problema, a Prefeitura de Volta Redonda tentou maquiar as irregularidades pressionando os membros da equipe de inspeção a modificar o laudo original e liberar o estádio, mesmo com áreas oferecendo risco aos torcedores.

“Chegaram a pedir para a gente mudar o laudo, para ter jogo e liberar o estádio. Se você não coloca nenhuma irregularidade, o laudo passava tranquilo. Fizemos o laudo em 2012 e não passou. Para mim, tem risco, as rachaduras estão visíveis. Põe 50 mil pessoas pulando em cima daquilo ali para ver”, advertiu José Silva Filho.

Ferj e Prefeitura liberam estádio
Apesar de o laudo divulgado no dia 18 de janeiro apontar problemas estruturais no Raulino de Oliveira, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e a Prefeitura de Volta Redonda garantem que o estádio tem plenas condições de segurança para receber os grandes jogos do Campeonato Carioca.

Nesta quinta, a prefeitura apresentou novo laudo, de 20 de janeiro, que conclui que as instalações estão em bom estado de conservação e não oferecem risco aos torcedores. O documento de posse da administração municipal é assinado pelo engenheiro Ildony Bellei, responsável pelo projeto da estrutura metálica do estádio, reinaugurado em 2004.

Na segunda-feira, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, terá um encontro com prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e com a empresa de engenharia pública da cidade para avaliar a situação.