Rio -  O Sistema Firjan, por meio do programa social Sesi Cidadania, formou na última quinta-feira, dia 14 de março, 36 cozinheiros e auxiliares na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Providência. Eles concluíram o curso de Cozinheiro Industrial e Auxiliar de Serviços Gerais do Senai, realizado em parceria com a Secretaria de Segurança, as empresas Masan e Iesa, e o RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro.
O evento aconteceu na sede da UPP, onde fica a cozinha que serve de espaço para as aulas práticas. O curso é destinado aos moradores da comunidade, com carga horária de 260 horas. Como cozinheiros industriais, os novos profissionais poderão elaborar lanches e refeições em cozinhas especializadas, dentro dos padrões de segurança alimentar estabelecidos.
A diretora executiva da Masan Alimentos, Adriana Pinto, ressaltou que o diferencial do projeto é promover a empregabilidade na comunidade a fim de gerar um aumento de renda para os moradores da região.
"A foco desse projeto consiste em promover a qualificação e gerar oportunidades para as pessoas dessa comunidade. Alguns deles foram contratados pela Masan e outros já estão participando das nossas seletivas", diz.
Para alguns alunos, o curso é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos já adquiridos. Paulo Cesar de Souza, 44 anos, trabalha em um buffet e enxergou no curso a oportunidade ampliar a sua prática e vislumbrar o seu próprio negócio.
"Eu possuía apenas um conhecimento básico da culinária. Durante o curso, aprendi muitas coisas novas e aprimorei o que eu já sabia", explicou Paulo Cesar, que pretende abrir uma empresa de fornecimento de quentinhas.
De acordo com o Sistema Firjan, a área de Alimentos emprega mais de 200 mil trabalhadores no estado. E, em virtude dos eventos esportivos que acontecerão no país, como a Copa das Confederações, em junho, a Copa do Mundo-2014 e as Olimpíadas-2016, houve aumento na procura por profissionais dos segmentos de Panificação, Confeitaria e Cozinha. O crescimento deve-se também ao aumento do consumo interno de gêneros alimentícios e ao aumento de exportações para atender a outros países nos últimos anos.
As inscrições para as turmas de 2013 ainda estão abertas. Os moradores da Providência (maiores de 18 anos, cursando ou com o 6º ano do Ensino Fundamental concluído), poderão se inscrever gratuitamente para novas turmas do curso de Cozinheiro Industrial. As aulas acontecem na Rua Ebroino Uruguai, 251. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-023-1231.