Rio -  Abrir um restaurante é tarefa que requer muita dedicação e empenho, o que pode sacrificar tempo de lazer e convívio com a família. A recompensa que o empresário ganha ao acompanhar o sucesso do negócio é grande, mas é preciso avaliar se o desgaste vale a pena. Outra opção, se houver recursos, é participar de um empreendimento como investidor, o que gera menos desgaste. Veja abaixo mais dicas sobre o assunto.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Gostaria de abrir um restaurante, mas sei que esse tipo de negócio requer muita dedicação, além de ocupar fins de semana e feriados. Como posso administrar bem meu negócio sem prejudicar o tempo que tenho com minha família?”
Diego, por e-mail

Prezado Diego, estar à frente do próprio negócio, independentemente do ramo, requer dedicação total. Ao ser dono de um empreendimento, você assume uma série de responsabilidades e sofre pressões externas e de empregados. As jornadas muitas vezes são superiores a oito horas e tendem a ser desgastantes.
Por outro lado, ver o empreendimento crescer e prosperar, gerando renda e empregando outras pessoas traz uma satisfação imensa. Por isso, sugiro que você reflita até que ponto esse envolvimento que um negócio requer e a recompensa que pode gerar são interessantes para você.
Outra opção que você tem, caso haja recursos, é participar de um empreendimento como investidor. Neste caso, você aporta capital e outra pessoa — ou grupo de empresários — fica responsável pela gestão e administração do dia a dia do empreendimento. Assim, você não precisará de tanto tempo dedicado ao negócio. No mercado, muitos investidores têm se especializado nisso, injetando capital em segmentos específicos, como de alimentação. É importante destacar, no entanto, que antes de optar por qualquer investimento, você deve avaliar não apenas o tempo de retorno, como também se o retorno prometido é melhor do que de outros investimentos.
No nosso site você encontra um teste para avaliar se tem perfil empreendedor, o que pode ajudar na sua decisão. Acesse http://goo.gl/GdSkm. No site, há ainda informações sobre como abrir e um restaurante (http://goo.gl/0vgD9).
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras