Quando lembramo-nos dos cães automaticamente já vem à mente os ossinhos, que são símbolos desta espécie de animal. De início os cachorros eram seres semelhante aos lobos, que utilizavam-se da caça como um modo de se alimentar. Entretanto, após a seleção artificial empregada pelo homem, que consiste da domesticação de determinadas espécies, alguns hábitos foram deixados para trás, como a título de exemplo, o ato de roer ossos.

CÃES PODEM ROER OSSOS?
Apesar de muitas pessoas afirmarem que cães devem roer ossos, segundo veterinários especialistas no assunto, além de ser algo desnecessário, o animal ainda pode se machucar, quebrando seus dentinhos, machucando o céu da boca e as gengivas e até mesmo acabar engolindo um pedaço que fique preso na traqueia ou ainda perfure o estômago, intestino e outros órgãos internos, sendo necessário um atendimento emergencial.
Assim, a melhor saída é jamais oferecer este item ao bichinho e menos ainda os ossos de galinha, que são facilmente engolidos e causam constipação intestinal e uma gama de consequências no caso do pet engoli-los. Invista nos brinquedos para cães e distraia o seu amiguinho da melhor maneira possível.
Os ossos podem causar problemas de grandes proporções em seu cãozinho de estimação (Foto: Divulgação)O QUE FAZER QUANDO O CÃO SENTIR A NECESSIDADE DE ROER?
No passado os ossos eram roídos para suprir a necessidade de cálcio, o que atualmente já é feito pelas rações e alimentos próprios para cães. O ato de começar a destruir naturalmente as coisas, principalmente quando o cão é filhote, provém da necessidade de explorar o mundo com a boca, recurso que os cachorrinhos utilizam para sentir os objetos à sua volta.
Por isso, quando você perceber que o seu pet está adotando um comportamento desse gênero, ceda a ele ossinhos artificiais, que na verdade são compostos fabricados especialmente para que o cachorro sacie sua vontade por roer como ainda limpe seus dentinhos.
Conceda outros itens artificiais para que o cão sacie sua necessidade de limpar os dentes (Foto: Divulgação)
Outro ponto importante é cuidar da alimentação do cão para que ela seja balanceada e rica em cálcio, a fim de assegurar uma vida equilibrada e saudável a seu pet. Por fim, dê a ele muita atenção e jamais se esqueça de fazer brincadeiras e exercícios físicos em sua companhia, para que o desejo pela destruição dos objetos diminua no seu melhor amiguinho. Bom divertimento!

Nenhum comentário:
Postar um comentário