domingo, 23 de junho de 2013

Chinês em nova roupagem

Chinês em nova roupagem

Versões hatch e sedã do JAC Motors J3 são atualizadas, mas mantêm conteúdo e preços

LUIZ ALMEIDA
Rio - As versões hatch e sedã do JAC Motors J3 estão de cara nova. Lançados no mercado brasileiro com alarde, em 2009, quando surpreenderam pela forte campanha publicitária protagonizada pelo apresentador Fausto Silva, o J3 e o J3 Turin passaram por pequena ‘intervenção cirúrgica’ e agora ostentam novo visual externo e interno.
Os preços, no entanto, foram mantidos. O hatch J3 sai a R$ 35,9 mil, enquanto que o sedã J3 Turin custa R$ 37,9 mil. Também foi mantida a farta lista de equipamentos de série. Há direção hidráulica, ar, trio elétrico, airbag duplo, freios com ABS e EBD, faróis e lanternas de neblina, sensor de estacionamento traseiro e volante com regulagem de altura, entre outros.
Uma das virtudes do J3 Turin é o acabamento interno, com materiais plásticos agradáveis ao toque e sem rebarbas
Foto:  Divulgação
Em teste com a versão sedã, percebemos que o J3 Turin também manteve algumas virtudes e defeitos. Uma das virtudes é o acabamento interno, com materiais plásticos agradáveis ao toque e sem rebarbas — o volante agora é em couro e agrega os comandos do rádio. Um defeito é a falta de ajuste de altura do banco do motorista e o isolamento acústico, que deixa o motor ‘invadir’ a cabine.
O 1.4 16V de 108 cv de potência presente nas duas versões também apresenta o mesmo comportamento. Em trecho urbano, o J3 Turin é lento nas saídas, uma vez que só passa a trabalhar bem mesmo quando ultrapassa os 2,5 mil giros. Embalado, o sedã convence, principalmente em trechos rodoviários, em que as retomadas garantem ultrapassagens sem sustos.
Mas é preciso tomar cuidado com a direção. Esta fica muito ‘leve’ em altas velocidades, o que causa certo desconforto ao condutor. Ao mesmo tempo, um destaque fica com o câmbio presente no J3 Turin, que tem engates macios e precisos — este conta com novo trambulador.
No quesito suspensão, a JAC Motors garante que o conjunto ganhou nova calibração. Mas é imperceptível e mantém o comportamento do antigo J3. É capaz de absorver as irregularidades e garantir o conforto a bordo.


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