sexta-feira, 28 de junho de 2013

Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondo O projeto irá para a Câmara de Deputados e poderá voltar para o Senado antes ser encaminhado à sanção presidencial.



Nas últimas semanas a agenda política brasileira parece ter mudado completamente em prol das manifestações populares que sacudiram o país. Após a rejeição da PEC 37 na Câmara dos Deputados, o Senado acaba de aprovar projeto de lei que transforma corrupção em crime hediondo.
637463 politicos corruptos noticia santa rita hoje Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondoProjeto aprovado pelo Senado torna corrupção um crime hediondo. (Imagem: Divulgação)
O projeto propõe alteração no texto determinando que o crime de corrupção ativa (ocorre quando é oferecida vantagem indevida a funcionário público para executar algum tipo de ato de ofício) e de corrução passiva (o funcionário público em questão pede ou recebe vantagem indevida pela função que ocupa) passam a ter penalidade de 4 a 12 anos de reclusão. O texto em vigor atualmente fala em reclusão de 2 a 12 anos.
Outra alteração passa a considerar a prática de concussão (exigir benefício em função do cargo que ocupa) como crime hediondo.
O projeto, de autoria do senador Petro Taques (PDT-MT),  agora seguirá para a Câmara dos Deputados. Caso seja alterada pelos deputados, ele volta ao Senado e em seguida passará pela sanção da presidente da República.

Nenhum comentário: