sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cassação de deputado preso fica para depois do recesso

Cassação de deputado preso fica para depois do recesso

Natan Donadon não apresentou defesa no processo de perda do mandato

AGÊNCIA BRASIL
Brasília - Acabou o prazo para o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) apresentar sua defesa no processo de perda do mandato aberto na Cârmara dos Deputados. Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho, o parlamentar não se manifestou. Agora será nomeado um advogado dativo, indicado pela família, que terá até cinco sessões ordinárias para fazer a defesa técnica no processo.
Deputado federal Natan Donadon
Foto:  Divulgação
Com o novo prazo, o processo de cassação do primeiro deputado federal preso durante o exercício do mandato depois da promulgação da Constituição de 1988 só será concluído em agosto, depois do recesso parlamentar.
Segundo a assessoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apesar de indicado pela família, o advogado não receberá honorários para apresentar a defesa técnica de Donadon. O defensor será comunicado amanhã (12) e, caso aceite a indicação, terá acesso à íntegra do processo.
Depois de apresentada a defesa técnica, o relator do processo na CCJ, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), também terá até cinco sessões para apresentar seu relatório. O parecer precisa ser aprovado na comissão e depois, em votação secreta, pelo plenário da Casa.
Condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha, o deputado foi expulso do PMDB e na terça-feira (9) a Mesa Diretora da Câmara passou a considerá-lo oficialmente afastado das atividades na Casa. Com isso, ele deixa de receber todas as remunerações referentes à atividade parlamentar, mas continua com a prerrogativa de deputado federal até a cassação do mandato.


    Nenhum comentário: