sexta-feira, 12 de julho de 2013

Petroleiros paralisam parte das operações na Bacia de Campos

Petroleiros paralisam parte das operações na Bacia de Campos

Além de apoiar as reivindicações que ocorrem nas ruas, categoria pede melhorias nas condições de trabalho

AGÊNCIA BRASIL
Rio de Janeiro – Trabalhadores de 20 plataformas de petróleo da Bacia de Campos, norte fluminense, aderiram nesta quinta-feira ao Dia Nacional de Luta e paralisaram parte das operações. Além de apoiar as reivindicações pelos direitos dos trabalhadores levadas às ruas pelas centrais sindicais, os petroleiros pedem melhorias nas condições de segurança, habitação e saúde dentro das plataformas.
Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), os serviços paralisados foram apenas os que precisam de permissão de trabalho (PT), e a produção atual não foi afetada. Novos trabalhos dentro das plataformas precisam da PT e esses pedidos não foram atendidos hoje. As atividades relacionadas à segurança e à saúde não sofreram alteração.
Policiais no terminal do metrô em Contagem, Minas Gerais
Alex Jesus / O Tempo / Agência O Dia
Os petroleiros também defendem benefícios para o município de Macaé, no norte fluminense, entre eles a instalação de creches, tramento de água e esgoto, municipalização das empresas de transporte e democratização da comunicação.
De manhã, a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) chegou a ser bloqueada para a passagem de carro, em ato que reuniu representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e dos petroleiros. “A rodovia [Amaral Peixoto] foi fechada não só em apoio aos movimentos das centrais sindicais, mas também porque existe uma promessa de duplicação dela há bastante tempo. Até agora nada foi feito, e isso prejudica inclusive os trabalhadores da região”, disse o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.
Spbre as manifestações dentro e fora das plataformas, José Maria disse que foi o primeiro movimento e que, pelo que pôde acompanhar, o objetivo foi alcançado. "Agora esperamos o governo chamar representantes das centrais para discutir a pauta nacional e atender as reivindicações da melhor maneira possível.”
Em nota, a Petrobras informou que tomou todas as medidas necessárias para que suas operações não fossem prejudicadas. Segundo a estatal, foram mantidas inclusive as condições de segurança dos trabalhadores.


    Nenhum comentário: