sexta-feira, 12 de julho de 2013

Manifestantes fecham 60 trechos de estradas

Manifestantes fecham 60 trechos de estradas

Em sua maioria, protestos das centrais sindicais acontecem pacificamente. Em Maceió, secretário estadual desabafa no Facebook e se envolve em polêmica política

O DIA
Brasília - O Dia Nacional de Lutas teve protestos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal — a estimativa é que mais de 100 mil pessoas foram para as ruas em pelo menos 156 cidades. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, mais de 60 trechos de estradas federais em 18 estados foram bloqueados. Uma das rodovias afetadas foi a Via Dutra, ocupada nos dois sentidos em vários pontos. Os ônibus pararam em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Vitória (ES), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), e dois portos — de Santos (SP) e Suape (PE) — tiveram seus acessos interditados por manifestantes.
Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi bloqueada e a sede do Incra, ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Foto:  Divulgação
A maior parte dos protestos no país foi pacífica, e houve poucos registros de confronto com policiais — algumas pessoas saíram feridas porque foram atropeladas em manifestações. Em Mogi das Cruzes, um grupo invadiu um prédio da Gerdau, e em pelo menos cinco estados bancos fecharam.
Em Brasília, as seis faixas da Esplanada dos Ministérios foram ocupadas por grupos ligados a centrais sindicais, e houve protestos perto do Congresso Nacional e dos palácios do Planalto e Itamaraty, prédios protegidos por agentes de segurança.
Em Maceió, o secretário de Educação e Esportes de Alagoas, Adriano Soares, se envolveu em polêmica por postar mensagem no Facebook. Irritado com os protestos, Soares sugeriu que quem estivesse preso no trânsito cantasse a música “vai tomar no c...”. Em cinco minutos, a mensagem foi apagada pelo próprio secretário, que postou um pedido de desculpas: “Não é uma postura que se espera de um homem público.” A discussão acabou envolvendo o senador Fernando Collor (PTB-AL), dono da Gazeta de Alagoas, que Soares acusou de ter divulgado seu desabafo. Collor vai responder hoje na Gazeta.

Nenhum comentário: