sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sobe para 24 o número de mortos por explosão de trem no Canadá

Sobe para 24 o número de mortos por explosão de trem no Canadá

Polícia acredita que encontrará mais corpos

EFE
Destroços do trem que explodiu
Foto:  Reuters
Canadá - As autoridades canadenses resgataram nesta quinta-feira os corpos de outras quatro vítimas do acidente ferroviário do último sábado na cidade de Lac-Mégantic, na província de Québec, o que eleva o número de mortos a 24, enquanto continua a busca por dezenas de desaparecidos.
Um porta-voz da Polícia Provincial de Québec (PPQ), o inspetor Michel Forger, disse que os investigadores completaram a busca de restos mortais em 50% da área do acidente e que agora têm que chegar às zonas mais perigosas, onde preveem encontrar mais vítimas. A polícia calcula que o número total de mortos no acidente será de 50.
O acidente ferroviário, que pode se transformar no mais grave da América do Norte desde 1989 se forem confirmadas as previsões da polícia, aconteceu quando um trem sem maquinista e carregado com petróleo descarrilou e explodiu no centro de Lac-Mégantic.
O comboio, propriedade da companhia americana Montreal, Main & Atlantic Railways, era composto por cinco locomotivas e 72 vagões, segundo a empresa.
A explosão de vários vagões destruiu 30 edifícios do centro da cidade, incluindo um popular bar no qual, no momento do acidente, estariam até 50 pessoas.
O Escritório Legista de Québec informou hoje que a única pessoa cujos restos mortais foram recuperados e foi identificada é Elianne Parenteau, uma mulher de 93 anos de idade.
As autoridades de Lac-Mégantic anunciaram que amanhã autorizarão cerca de 600 moradores da cidade a retornarem para suas casas. Após o descarrilamento e explosão do trem, 2.000 habitantes utiveram que deixar seus lares.
O presidente da companhia proprietária do trem, Edward Burkhardt, responsabilizou ontem pelo desastre o maquinista, identificado como Tom Harding.
Segundo Burkhardt, Harding não aplicou todos os freios de mão necessários para manter o trem estacionado antes de ir dormir em um hotel de Lac-Mégantic, o que teria provocado que deslizasse ladeira abaixo e descarrilasse na cidade.
Porém, nem os investigadores do Escritório de Segurança do Transporte do Canadá ou a polícia de Québec confirmaram se as acusações de Burkhardt procedem.


    Nenhum comentário: