A Fundação Procon SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, órgão que está entre os mais procurados do país pelos consumidores insatisfeitos com diversos tipos de produtos e serviços, divulgou uma nova lista com os planos de saúde que mais receberam reclamações no primeiro semestre de 2013.
O segmento dos fornecedores da área de saúde figura na sexta posição entre os mais reclamados no Procon SP durante os seis meses iniciais do ano. De acordo com o órgão, foram 6.550 atendimentos registrados, abrangendo pedidos de orientação e queixas contra operadoras e/ou administradoras de benefícios.
É importante ressaltar que a lista com os 10 planos de saúde mais reclamados noProcon SP leva em conta as “CIPs” (Cartas de Informação Preliminares) registradas na Fundação, que não se constituem em processos administrativos e podem, por exemplo, tratar apenas de pedidos de esclarecimentos de mal entendidos.
RANKING DOS PLANOS DE SAÚDE MAIS RECLAMADOS NO PROCON SP
1º – Grupo Amil (Amil, Amico, Dix e Medial): 571 CIPs e Índice de solução de 75%
2º – Qualicorp Administradora de Benefícios Ltda: 176 CIPs e Índice de solução de 69%
3º – Green Line Sistemas de Saúde Ltda: 141 CIPs e Índice de solução de 87%
4º – Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico: 126 CIPs e Índice de solução de 75%
5º – Sul América Companhia de Seguro Saúde: 82 CIPs e Índice de solução de 70%
6º – Intermédica Sistema de Saúde S/A: 58 CIPs e Índice de solução de 88%
7º – Somel Sociedade para Medicina Leste Ltda: 51 CIPs e Índice de solução de 71%
8º – Universal Saúde Assistência Médica Ltda: 50 CIPs e Índice de solução de 58%
9º – Bradesco Saúde S/A: 45 CIPs e Índice de solução de 62%
10º – Golden Cross Assistência Internacional de Saúde Ltda: 33 CIPs e Índice de solução de 70%
OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE RECLAMAÇÃO DOS CONSUMIDORES
Juntamente com o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no 1º semestre de 2013, o Procon SP divulgou os principais motivos que levaram os consumidores a registrarem CIPs no órgão. São eles:
- Problemas com cobertura nos contratos de saúde (não cobertura, negativa, reembolso, etc): 1.029 CIPs e Índice de solução de 56%
- Reajuste por alteração de faixa etária, reajuste anual, sem previsão contratual: 229 CIPs e Índice de solução de 12%
- Rescisão/Substituição/Alteração de contrato de saúde: 196 CIPs e Índice de solução de 11%
- Não cumprimento à oferta – problemas com a rede assistencial: 147 CIPs e Índice de solução de 8%
- Problemas relativos à emissão/remessa de boletos, carteirinha, etc: 36 CIPs e Índice de solução de 2%
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