sábado, 21 de setembro de 2013

Operadora de Fukushima espera concluir purificação de água em 2015

Operadora de Fukushima espera concluir purificação de água em 2015

Técnicos da empresa começaram a desmontar o tanque que vazou água altamente radioativa no mês passado

AGÊNCIA BRASIL
Brasília - A Tokyo Electric Power (Tepco) - empresa que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão – prevê terminar os trabalhos de purificação da água contaminada em abril de 2015. A empresa planeja instalar um sistema capaz de limpar a água de todas as substâncias radioativas, exceto o trítio. Atualmente, a usina nuclear tem equipamento que elimina apenas o césio.
Na terça-feira, a Tepco informou ter lançado 1,13 mil toneladas de água radioativa no Oceano Pacífico. Técnicos da empresa começaram a desmontar o tanque que vazou água altamente radioativa no mês passado. Em 2011, a Usina de Fukushima sofreu uma série de vazamentos e explosões em decorrência de um terremoto seguido por tsunami no país.
Consultores norte-americanos que trabalham para a Tepco disseram que a água contaminada da usina nuclear poderá ser lançada ao mar após ser descontaminada, pois consideram que a água não pode permanecer nos tanques de armazenamento indefinidamente. A central nuclear contém cerca de 400 mil toneladas de água contaminada com substâncias radioativas.
    Tags: Fukushima , Radioativa

    Nenhum comentário: