sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Região dos Lagos ganha parque natural de Mata Atlântica

Região dos Lagos ganha parque natural de Mata Atlântica

Reserva ambiental em São Pedro da Aldeia tem área para esportes radicais

O DIA
Rio - O município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, ganhou, esta semana, o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, que integrará uma reserva ambiental de 268 mil metros quadrados entre os Morros do Milagre e do Frade. O espaço será aberto à visitação pública e contará com áreas para a prática de esportes radicais entre outras atividades.
O objetivo é preservar a vegetação nativa da região, que pela primeira vez vai receber um inventário florestal. Durante 40 dias, equipe técnica, composta por engenheiros florestais e biólogos, vai percorrer os dez municípios da Baixada Litorânea para identificar os remanescentes de Mata Atlântica e vegetação de restinga no litoral que vai de Saquarema a Casimiro de Abreu, passando por Cabo Frio e Búzios.
O estudo vai catalogar as espécies vegetais existentes, em 283 pontos através de coleta de materiais botânicos, principalmente em manguezais e restingas. Folhas, frutas, flores e amostras de solo coletadas serão levadas para análise no Instituto Jardim Botânico. As informações vão auxiliar no monitoramento da cobertura florestal do Estado do Rio.
Além disso, será feito o mapeamento socioambiental com moradores e proprietários rurais para identificar como estes utilizam as florestas e seus mais variados recursos. “O inventário vai orientar políticas públicas, indicando quais espécies vamos plantar em hortos, onde vamos construir parques e unidades de conservação”, disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

    Nenhum comentário: