Rio -   Escolher uma carreira é um desafio. Além das aptidões individuais, é preciso avaliar o mercado e as oportunidades em cada área para tomar a decisão correta. Para ajudar os estudantes, a Estácio fez uma parceria com o Dia Online e nas próximas semanas apresentará entrevistas com coordenadores de cursos, para tirar dúvidas e mostrar as atuações e vantagens de cada profissão, bem como o cenário e as aptidões necessárias. Para estrear, o professor e doutor Juarez Thives, coordenador pedagógico nacional de Administração, fala sobre essa área tão concorrida.
Foto: Reprodução
Curso proporciona formação generalista Foto: Reprodução
1) Qual a duração do curso e a média salarial do profissional formado?
A duração dos cursos de Administração é regulamentada pelo Ministério da Educação. Todos devem ter no mínimo 4 anos. São vários os fatores que influenciam a faixa salarial do administrador, como porte da empresa, tipo de empresa (pública ou privada) e nível hierárquico da função, o que abre várias faixas de salario. No entanto, segundo dados da pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração sobre o Perfil Nacional do Administrador, a renda individual com maior incidência de respostas foi observada na faixa entre 5,1 e 10,0 salários-mínimos.
 
2)  Em que áreas pode atuar?
A atuação do Administrador é ampla em empresas privadas, na administração pública municipal, estadual e federal, como também nas Organizações não Governamentais, as chamadas ONGs. Podemos destacar as áreas de planejamento estratégico, marketing, recursos humanos, gestão de processos, administração financeira e orçamentária, administração de materiais, produção, logística e marketing.
 
3)   Qual o perfil do profissional?
 
O curso proporciona ao profissional uma formação generalista para a compreensão de questões técnico-científicas e sócioeconômicas com o objetivo de identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes organizacionais, respeitadas as diferenças regionais e locais. Desta forma, espera-se que o administrador consiga, entre outros:
• Compreender o processo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
• Identificar problemas e buscar soluções que potencializem resultados das organizações;
•  Pensar estrategicamente;
• Utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos;
•  Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
• Saber expressar-se adequadamente de forma interpessoal e nos documentos ;
• Organizar atividades e programas, identificar e dimensionar riscos para decisões;
• Internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
•  Atuar em equipes interdisciplinares;
• Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança
• Trabalhar em ambientes instáveis e dinâmicos, suscetíveis a grandes mudanças;
• Planejar, organizar, comandar e controlar a eficiente e eficaz consolidação e o funcionamento de empreendimentos, com efetividade;
• Desenvolver projetos de melhoria e de análise do desempenho organizacional, estimulando programas de auto-avaliação, recomendando soluções alternativas, criativas e inovadoras às organizações;
• Acompanhar e manter-se atualizado quanto as regulamentações referentes às organizações;
 
4)   Há alunos da Estácio que se destacaram e são famosos no mercado?
São incontáveis os cases de sucesso de nossos alunos, empresários, administradores de grandes empresas, palestrantes nacionais e internacionais, professores, escritores, entre outros, que seria impossível destacar aqui. Alguns exemplos estão em:http://portal.estacio.br/estude-na-estacio/historias-de-sucesso.aspx).
5)   O mercado está atrativo, numa boa fase? Por que?
A última edição da Revista Brasileira de Administração, publicada pelo Conselho Federal de Administração – CFA , destaca que “o mercado de trabalho para profissionais em Administração é o mais promissor que existe” pois se compararmos a quantidade de empresas registradas e a quantidade de administradores, temos um deficit de Administradores no Brasil, observa Leandro Vieira no livro Seu Futuro em Administração. Além da posição diferenciada do Brasil no atual momento econômico mundial, o Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, Mauro Kreuz, afirma que a  sociedade e as organizações não suportam mais amadores e estão demandando fortemente profissionais em administração bem  preparados e com alto desempenho. Isto pode ser confirmado por pesquisas realizadas pelo CFA em 2006 e 2011 sobre a preferência de administradores em cargos gerencias, que saltou de 23% em 2006 para 63% em 2011. Estes são alguns dos fatores que demostram a excelente atratividade do mercado de trabalho para nossos alunos.

6)     Que diferencial o curso da Estácio oferece em relação aos demais?
Podemos ressaltar no curso de graduação em Administração  a inovação e a absorção dos alunos pelo mercado de trabalho através de estágios e empregos. A inovação do curso está na diversidade de abordagens teórico-metodológicas e de recursos utilizados: biblioteca virtual para o professor e para o aluno, além do acervo presencial; webaula, entrega de fascículos contendo capítulos de livros a cada discente; oferta de disciplinas online, preparando o aluno para aprendizagem através das novas tecnologias; o uso sistematizado dos laboratórios de informática, que articulam e complementam as atividades de leitura e reflexão coletiva, típicas da prática em sala de aula. Além da constante qualificação, titulação e experiência profissional do corpo docente. Em relação as oportunidades de atuação no mercado, destacamos a parceria com grande número de organizações, permitindo a inserção do aluno como estagiário e profissional.