Brasília -  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no próximo domingo, dia 25, para 587.358 universitários em todo o País. O exame avalia os conhecimentos recebidos pelos alunos nos cursos de graduação de todo o País.
Atentas às regras: Camila (2ª da dir. à esq.) e as amigas não arriscaram e desligaram seus smartphones | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Estudantes se prepararam para realizar prova no próximo domingo | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Por causa da greve das universidades, os estudantes que colariam grau em agosto deste ano foram dispensados de fazer a prova. Os alunos matriculados em instituição estrangeira e os calouros (alunos ingressantes em 2012) também foram liberados da avaliação.
Os estudantes recém-chegados ao ensino superior não serão mais convocados para fazer o Enade por conta de mudanças nas regras . A partir de agora, a avaliação vai comparar o conhecimento adquirido pelos universitários com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será realizada às 13h de domingo (horário de Brasília). Para saber o local de provas, o aluno deve consultar o site do Enade. O resultado está previsto para 25 de dezembro.
Este ano serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também serão avaliados.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, em 2012 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação este ano serão obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que não realizar a prova não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.
Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade é aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
As informações são do IG