Rio -  Coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda não registrou até o momento ocorrências graves por causa das chuvas de verão, mesmo com os índices pluviométricos atingindo picos de 80 milímetros em um único dia. Este resultado positivo pode ser creditado a um trabalho conjunto feito pela própria Defesa Civil, o Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e a SMO (Secretaria Municipal de Obras).
Furban já realizou mais de 280 obras de contenção de encostas nos últimos quatro anos em Volta Redonda | Foto: Divulgação / PMVR
Furban já realizou mais de 280 obras de contenção de encostas nos últimos quatro anos em Volta Redonda | Foto: Divulgação / PMVR
Com a Defesa Civil fazendo o mapeamento das áreas de maior risco e incidência de deslizamentos e enchentes, as obras de contenção e drenagem feitas pelo Furban e SMO são direcionadas com maior eficácia, garantindo que o município sofra o mínimo possível com as chuvas.
O diretor geral do Furban, Marco Antônio Marques, destacou que o fundo já realizou mais de 280 obras de contenção de encostas nos últimos quatro anos, incluindo galerias de águas pluviais, e que os investimentos continuam.
“Nós estamos atualmente com 10 obras de contenção em andamento em vários bairros da cidade, além dos investimentos previstos no Orçamento Participativo", afirmou.
Marques disse que as obras são feitas de acordo com as prioridades de cada comunidade e baseadas no mapeamento da Defesa Civil. Ele ressaltou que é importante a participação do conselho comunitário do Furban, composto por representantes das comunidades e das associações de moradores, alinhando os investimentos com as necessidades públicas.
Segundo o último relatório do Furban, estão em andamentos obras de infraestrutura nos bairros Retiro, Mariana Torres, Santo Agostinho, São Carlos, Vila Brasília, Belmonte e Padre Josimo.