Rio -  O desemprego apresentou alta de 5,6%, mas é o menor para fevereiro desde 2003. Em janeiro, o índice estava em 5,4%. Já em 2012, havia atingido 5,7%. Esses são os dados da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que também apontam estabilidade nas taxas, tanto na comparação anual quanto mensal.
Na opinião de especialistas, os brasileiros estão mais dispostos a correr atrás de emprego e evitar a situação de informalidade. Além disso, a criação de postos também está mais favorável.
Na opinião de Mauro Rochli, professor de Finanças do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), a criação de empregos estava menor, mas esse cenário está chegando ao fim. Ele explica: “A retomada pode se consolidar e o emprego formal pode voltar a gerar um número ainda maior do que períodos anteriores. O quadro está ficando cada vez mais benéfico para quem procura emprego”.
Outro dado indicado pela pesquisa do IBGE é o de população desocupada (1,4 milhãode pessoas), que permaneceu estável em relação a janeiro e também na comparação anual. Quanto à população ocupada, estimada em 23 milhões no segundo mês de 2013, houve retração de 0,7% na comparação mensal.
Tanto o professor do Ibmec quanto Fabiana Goulart, vice-diretora do RH Personalizado, discordam desse cenário para o Rio. Segundo eles, há mais cariocas buscando vagas. Para os próximos meses, a estimativa é de constante melhoria. “O mercado está aquecido e as pessoas estão mais disponíveis para entrevistas e processos seletivos”, observa Fabiana. A especialista analisa o movimento na recrutadora: “Quem estava ‘adormecido’ está, agora, cada vez mais correndo atrás”.