Rio -  Sim. A Audi está muito próxima de voltar a produzir o A3 na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Por tabela, a unidade também deverá ficar responsável pela fabricação, enfim, da sétima geração do VW Golf — atualmente, este é vendido no Brasil em sua quarta e ultrapassada geração. A intenção do grupo Volkswagen é inaugurar a linha de montagem dos dois modelos em 2014.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Inaugurada em 1999, a fábrica de São José dos Pinhais hoje em dia é responsável pela produção do Fox, CrossFox, SpaceFox e do próprio Golf IV. Mas já foi utilizada para também fabricar o A3 até meados da década de 2010 (veja box). Só que para realmente voltar a produzir o A3 e o Golf VII, a unidade precisaria ter sua capacidade de produção devidamente expandida.
Montados sobre a mesma plataforma — a MQB —, o A3 e o Golf VII compartilhariam também motor e transmissão. E para optimizar a fábrica de São José dos Pinhais, a linha de produção do A3 contemplaria as versões Sportback — quatro portas — e sedã — esta última deverá ser apresentada oficialmente durante o Salão de Xangai, que acontecerá em abril próximo.
O objetivo do grupo Volkswagen é claro. Brigar de igual para igual com a BMW, que terá fábrica em Santa Catarina e começará a produzir a partir de 2014. Além desta, a Mercedes-Benz também planeja voltar a produzir automóveis no Brasil a partir do ano que vem. Ou seja, irá aumentar ainda mais a concorrência entre as alemãs premium.
HISTÓRIA
A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, já foi responsável pela linha de produção tanto do Audi A3 e como do próprio Volkswagen Golf. Os dois começaram a ser fabricados naquela unidade em 1999, sendo que o A3 teve a fabricação encerrada em 2006, enquanto que o Golf ainda permanece na linha de produção.
Acontece, no entanto, que o Golf vendido aqui no mercado brasileiro ainda está na sua quarta geração. Lá na Europa, por sua vez, o hatch premium da Volkswagen já está na sétima geração.