Ceará -  Uma rebelião na madrugada desta segunda-feira deixou nove presos mortos e 11 feridos, na Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O motim teria começado quando duas facções rivais começaram a brigar no interior do presídio, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará.
A rebelião aconteceu no Pavilhão 1, depois que um dos presos lesionou outros presos durante a visita de familiares. A polícia foi chamada para separar a briga, mas encontraram resistência das facções, que tocaram fogo em colchões. Isso, segundo os peritos forenses, provocou a morte de nove detentos por queimaduras ou asfixia.
Dos 11 que saíram feridos, três foram liberados após atendimento. Oito presos permanecem internados com queimaduras graves correndo risco de vida. Eles tiveram mais de 40% do corpo queimado, segundo o plantão do IJF. Carlos Pitombeira da Silva, que teria provocado a rebelião saiu ferido, e se encontra isolado no presídio.
Dos nove mortos, a Secretaria de Justiça identificou cinco: Antônio Maurício dos Santos Aguiar, Benedito Freitas Vieira, Jonathan de Oliveira Albuquerque, José Reinaldo de Lima e Paulo Roberto Pinto de Oliveira.