Rio -  Fazer xixi na rua pode começar a custar caro. Caso o projeto de lei da vereadora Leila do Flamengo (PMDB) seja aprovado, mijões terão que pagar multa de R$ 300 por urinar em logradouros públicos.
“Só doendo no bolso para acabar de vez com os mijões”, acredita a parlamentar, que não vai aliviar nem para servidores públicos. “Quem fizer xixi na rua vai ter que pagar, não importa se é guarda municipal ou polícia militar”, completa. Os recursos recolhidos com os pagamentos da penalidade serão destinados à Comlurb, que deverá reverter a verba em limpeza urbana.
Quando apresentou o projeto à Câmara, na quinta-feira, a parlamentar lamentou o desinteresse dos outros vereadores. “Meus colegas de casa nem prestaram atenção. Não houve discussão”, critica Leila, que vai exigir rapidez na votação. “Assim que o projeto passar pelas comissões quero que ele seja incluído rapidamente na pauta”.
No Carnaval deste ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública encaminhou mais de 800 mijões para a delegacia. O secretário da pasta, Alex Costa, vê o projeto com bons olhos, mas só vai se posicionar quando a lei for aprovada.