sábado, 25 de maio de 2013

Quanto tempo um corpo leva para se decompor? Veja a seguir maiores informações sobre o que acontece com o corpo após a morte, os interesses da ciência sobre este assunto em seus futuros avanços e o quanto um cadáver pode durar de acordo com o local em que foi depositado:



A morte é sem dúvidas um evento envolto em mitos, crenças e superstições. Algumas religiões defendem a ideia de que a vida se prolonga após a morte e outras acreditam que tudo simplesmente acaba, de modo que este é ainda um assunto que permanece um mistério, o qual a ciência está tentando desvendar.
Entretanto, de forma independente das crenças de cada um, a ciência descobriu muitas curiosidades a respeito desse tema, a partir do estudo e análise do comportamento das bactérias e das ações das células em nosso organismo. Portanto, para você que tem curiosidade, veja a seguir quanto tempo um corpo demora para se decompor:
624551 Quanto tempo um corpo leva para se decompor Quanto tempo um corpo leva para se decompor?Veja a seguir algumas curiosidades sobre o tempo de decomposição de um cadáver (Foto: Divulgação)

QUANTO TEMPO UM CORPO LEVA PARA SE DECOMPOR?

Quando um ser humano está vivo, naturalmente possui defesas contra as bactérias e outros elementos que atacam diariamente o seu organismo. Uma vez que essas defesas naturais tendem a diminuir a cada dia, depois que morremos elas já não existem, pois o corpo interrompeu a sua atividade. Além desse fator, o tempo de decomposição de um corpo também dependerá intimamente do local onde ele foi depositado.
tempo que um corpo leva para se decompor ao ar livre é de duas a seis semanas, pelo livre acesso dos insetos e animais carniceiros. Já a sete palmos demora de um a cinco anos, uma vez que, quanto mais fundo o cadáver for enterrado, mais lenta será a deterioração. Quando inserido em um caixão com a proteção da madeira e dos tecidos, o corpo pode perdurar intacto por até 15 ou 20 anos.
624551 Quanto tempo um corpo leva para se decompor 2 Quanto tempo um corpo leva para se decompor?O tempo de decomposição de um cadáver se dará de acordo com o local onde ele foi depositado (Foto: Divulgação)
  
Já no pântano, por não haver a intervenção de bactérias, a água atua como uma espécie de formol, protegendo os órgãos internos do indivíduo. Não há uma média definida de tempo, pois adeterioração de um corpo neste ambiente pode durar séculos. Já no deserto ocorre a putrefação dos órgãos internos, porém o calor é capaz de mumificar a parte externa do cadáver, também demorando um período indefinido para sua decomposição completa.

CURIOSIDADES SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DE UM CORPO

Segundo médicos especialistas, os cabelos e as unhas continuam crescendo após a morte, pois as células destes locais são mais resistentes à ausência de oxigênio. Outra curiosidade é que, pelo fato da ciência também estudar antídotos para evitar a morte e trazer quem já se foi a vida, existem vários corpos se encontram congelados à espera de novas descobertas tecnológicas. Segundo os próprios cientistas, no gelo de baixa temperatura a ação das bactérias é totalmente nula, sendo capaz de preservar corpos eternamente.
624551 Quanto tempo um corpo leva para se decompor 3 Quanto tempo um corpo leva para se decompor?A ciência estuda maneiras de acabar com a morte para sempre (Foto: Divulgação)
Confira mais uma curiosidade inacreditável: Casamento entre cadáveres é tradição na China.

Nenhum comentário: