quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cada vez mais emprego para quem se forma em Ciências Contábeis

Cada vez mais emprego para quem se forma em Ciências Contábeis

Para 43% dos contabilistas do Brasil, a quantidade de vagas disponível no mercado tem crescido

O DIA
Todas as ocupações têm uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que as tornam mais especiais. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Essa semana falamos sobre a carreira em Ciências Contábeis, cuja oferta de emprego tem aumentado muito nos últimos anos, devido a uma conjunção de fatores favoráveis.
Para 43% dos contabilistas do Brasil, a quantidade de vagas disponível no mercado tem crescido, segundo pesquisa feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com 19.918 entrevistados em 2009. O motivo pode estar relacionado ao aumento no número de novas empresas no Brasil e o crescimento das existentes. Além disso, a adoção do novo padrão internacional (IFRS) possibilitou a convergência internacional da contabilidade dos 136 países para os mesmos padrões contábeis, possibilitando um entendimento comum dos relatórios contábeis/financeiros internacionais.
Ainda de acordo com o estudo, 38,7% dos profissionais da área no país são proprietários ou sócios de escritório de contabilidade; 22,8%, autônomos; e 22,2%, funcionários de empresas privadas. Mais de dois terços dos contabilistas brasileiros (70,5%) exercem a profissão há mais de 15 anos. Em maioria (52,8%), trabalham em média de 41 a 60 horas por semana. Para exercer a função, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter o registro profissional.
Na Estácio, o material didático do curso de Análises Contábeis é de primeira linha, atualizado e disponível em módulos cedidos aos alunos  sem custo. O curso também conta com recursos como webaula e Banco de Questões. Outro diferencial é o foco no mercado de trabalho, através de contatos com empresas da área de Contabilidade, de Consultoria e de Auditoria Contábil, visando acompanhar as demandas desse mercado.


    Nenhum comentário: