quarta-feira, 10 de julho de 2013

'O que Snowden sabe que causou essa loucura histérica nos EUA', indaga Maduro

'O que Snowden sabe que causou essa loucura histérica nos EUA', indaga Maduro

Presidente venezuelano ressalta que ações de histeria dos EUA quase provocou a morte de Evo Morales

EFE
Caracas (Venezuela) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, indagou nesta terça-feira o que o ex-técnico da CIA Edward Snowden sabe para ter provocado toda essa "loucura histérica" no governo dos Estados Unidos e "quase ter provocado o assassinato" do presidente da Bolívia, Evo Morales. "Os EUA entrou em fase de loucura.
O que saberá este jovem Snowden que ocasionou toda essa loucura histérica na elite do governo contra todos os países do mundo, fato que quase provoca o assassinato do presidente Evo Morales", afirmou Maduro durante um ato de graduação de militares.
Em um discurso transmitido pelo canal estatal "VTV", o líder reiterou que, por causa destas ações do "imperialismo", seu país e outros da América Latina, como a Nicarágua e a Bolívia, ofereceram asilo ao americano. No entanto, o chanceler venezuelano, Elías Jaua, declarou nesta quarta-feira que Snowden não ratificou a solicitação de asilo à Venezuela.
Caso esse pedido seja efetuado, Jaua ressaltou que é preciso "ver as condições de segurança" para garantir a proteção do americano. O ministro das Relações Exteriores confirmou que o presidente venezuelano manifestou sua vontade de dar asilo a Snowden "se as condições citadas estiverem ao alcance do país".
No entanto, para que isso ocorra, Jaua esclareceu que, "em primeiro lugar", o americano "teria que estar em território venezuelano". Maduro ofereceu "asilo humanitário" a Snowden na última sexta-feira e na terça-feira chegou a confirmar que seu governo tinha recebido a solicitação de asilo do americano, que, por sua vez, se encontra na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo desde o último dia 23 de junho (após ter deixado Hong Kong).
Snowden é acusado de violar a lei de espionagem americana depois de ter divulgado detalhes de dois secretos programas de vigilância de registros telefônicos e comunicações na internet por parte das agências do governo. Snowden, que teve seu passaporte cassado, deve retornar aos Estados Unidos antes de seguir viagem a qualquer outro país.


    Nenhum comentário: