quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bombeiro e fica em estado grave após inalar fumaça tóxica em cidade de SC

Bombeiro e fica em estado grave após inalar fumaça tóxica em cidade de SC

Marcelino respira com ajuda de aparelhos e está na UTI. Ao todo 172 pessoas buscaram atendimento no hospital

AGÊNCIA BRASIL
Santa Catarina - Internado na madrugada desta quinta-feira por intoxicação no município de São Francisco do Sul (SC), o bombeiro voluntário David Marcelino, 59 anos, apresenta estado de saúde "muito grave", informou a assessoria do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Ele passou mal após inalar fumaça provocada pela queima de uma carga de nitrato de amônio, enquanto trabalhava no local.
Explosão em fábrica de fertilizantes gera fumaça tóxica
Fábio Santos/Agência O Dia
O bombeiro voluntário foi transferido para a unidade de Joinville às 4h desta quinta-feira, depois de receber os primeiros atendimentos, por volta das 2h, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul. Inicialmente, Marcelino foi sedado e entubado em razão de intensa tosse, espasmos e tremores pelo corpo, e foi levado para o hospital regional, onde está internado na UTI. Ainda de acordo com a assessoria da unidade de saúde, ele respira com a ajuda de aparelhos e está sendo submetido a exames complementares neste momento.
Além dele, outro bombeiro voluntário foi atendido na madrugada de hoje no Hospital Nossa Senhora das Graças por ter inalado fumaça química. A assessoria da unidade, no entanto, não informou sua identificação e disse apenas que ele foi liberado após ser medicado. Ao todo, 172 pessoas buscaram atendimento no hospital, a maior parte com sintomas considerados simples pelos médicos, como irritação nos olhos e na garganta, náusea e vômito.
Mais cedo, o comandante João dos Santos Júnior, que coordena os 70 bombeiros voluntários integrantes da força-tarefa que atua na operação, disse que o trabalho é prejudicado pela mudança na direção do vento na região, que leva a fumaça para diferentes lugares e a distâncias maiores. A equipe é formada também por bombeiros militares, a Defesa Civil, as polícias Civil e Militar e o Exército.
A fumaça é decorrente da queima de uma carga de nitrato de amônio, no galpão de uma fábrica de fertilizantes, no Bairro Paulas, em São Francisco do Sul. O acidente ocorreu por volta das 22h de terça-feira (24). A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar as ações de assistência à população. Ontem (25), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, esteve no local para acompanhar as ações das equipes. Também acompanharam os trabalhos a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.
    Tags: Bombeiro , Saúde , Ecplosão , Fábrica , Fumaça

    Nenhum comentário: