sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gabriel Azevedo: Inesquecível Cyro Monteiro

Gabriel Azevedo: Inesquecível Cyro Monteiro

Pode um cantor ser o responsável por músicas que até hoje fazem parte do cancioneiro coletivo de nosso povo?

O DIA
Rio - O Brasil sempre foi um país de grandes cantores, mas poucos são os intérpretes que redefiniram uma determinada maneira de se cantar a música popular brasileira. Um desses raros exemplos foi o inesquecível Cyro Monteiro. Dono de uma voz grave e potente, dotado de um extraordinário talento musical que lhe permitia imprimir uma divisão rítmica muito particular pras canções, principalmente pros sambas, Cyro Monteiro marcou seu nome no rico baú da história de nossa música. Considerado por Vinícius de Moraes “o maior cantor popular de todos os tempos”, Cyro vinha de uma família de músicos, tendo destaque seu tio Nonô, grande pianista.
Era primo também do grande Cauby Peixoto. Começou sua carreira musical substituindo Luiz Barbosa, que nesse tempo fazia dupla com Silvio Caldas. Cyro, então um garoto, era muito fã dos dois e sempre fazia apresentações com seu irmão cantando o repertório desses cantores. Até que certa vez, quando Luiz Barbosa adoeceu, Silvio Caldas, já sabendo do talento de Cyro, convidou o rapaz a substituí-lo numa apresentação.
Assim iniciou-se a carreira profissional do Formigão, como Cyro era chamado pelos amigos, que eram muitos por sinal, ressaltando uma característica apontada por todos que conviveram com ele: a generosidade. Mas foi a partir daí que ele começa a construir uma carreira fonográfica das mais vitoriosas da música brasileira. Suas parcerias com o compositor Geraldo Pereira, de quem Cyro gravou muitos sucessos, implementando uma nova maneira de se dividir e interpretar os sambas, fizeram história na música popular brasileira. Com sua caixinha de fósforos, Cyro Monteiro cantou e encantou o Brasil e os brasileiros por muitas décadas.
Em 2013, se fosse vivo, Cyro Monteiro estaria comemorando 100 anos. Por isso, resolvi homenagear esse grande intérprete montando um espetáculo com algumas das canções que foram lançadas por ele. Passamos por Salvador, e hoje e amanhã estaremos no Teatro Rival, já que o Rio de janeiro, cidade onde Cyro Monteiro viveu até sua morte, não poderia ficar de fora dessa homenagem.
Pode um mesmo cantor ser o responsável pelo lançamento de músicas que até hoje fazem parte do cancioneiro coletivo de nosso povo como por exemplo “Falsa Baiana”, “Se acaso você chegasse”, “Escurinho”? A resposta pra essa pergunta é simples. Pode, sim, porque existiu um cantor único, que nos ensinou a cantar samba, e ele se chamava Cyro Monteiro.
Gabriel Azevedo é vocalista da banda Casuarina

    Nenhum comentário: