sábado, 28 de setembro de 2013

O campeão da Ford chegou

O campeão da Ford chegou

Carro mais vendido do mundo no primeiro semestre, o Focus, é lançado em duas versões

LUIZ ALMEIDA
Mendoza (Argentina) - Um dos principais lançamentos da Ford em 2013, o novo Focus estreia finalmente no mercado brasileiro — as vendas das versões hatch e sedã começam agora em outubro. Fabricado na Argentina, a terceira geração do modelo desembarca por aqui com visual totalmente repaginado e novas motorizações.
O novo Ford Focus chega ao Brasil
Foto:  Divulgação

Muitas opções
Debaixo do capô, o Focus terá na versão hatch o renovado Sigma 1.6, que passa a contar com comando de válvulas variáveis e tem 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol — este não está disponível no sedã. Já o Duratec Direct Flex 2.0 é o primeiro motor flex com injeção direta de combustível e tem comando variável de válvulas. Equipará o hatch e o sedã — 175 cv com gasolina e 178 cv com etanol.
O Focus hatch vai ser vendido em três versões — S, SE e Titanium, com motores 1.6 e 2.0 litros. A básica é a S 1.6, com câmbio manual de cinco marchas e preço de R$ 60.990. A S 1.6 com transmissão automatizada PowerShift sai a R$ 66.990. Há as versões SE 1.6 manual, R$ 63.990, e SE 1.6 PowerShift a R$ 69.990. A SE 2.0 manual custa R$ 72.990 e a SE 2.0 PowerShift sai por R$ 75.990. Já a Titanium 2.0 PowerShift custa R$ 79.990, adicionando teto solar o preço salta para R$ 87.990.
O sedã, que foi avaliado por mais de 1000 quilômetros.
Foto:  Divulgação

A versão sedã chega em três diferentes versões de acabamento, todas equipadas com motor 2.0 e câmbio automatizado PowerShift. A de entrada é a S, que tem preço R$ 69.990 e traz como itens de série airbags frontais, freios com ABS e EBD, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, rodas aro 16, assistente de partida em rampa, ar, direção elétrica e computador de bordo, entre outros.
Já a versão intermediária, a SE, que sai a R$ 74.990, traz os mesmos equipamentos da S, acrescidos de airbags laterais, sensor de estacionamento, bancos em couro e piloto automático com limitador de velocidade, entre outros. A versão SE pode receber pacote Plus, composto por sensor de chuva, ar de duas zonas, airbag de cortina e acendimento automático dos faróis, entre outros — com este pacote são mais R$ 3 mil.
A topo é a Titanium, que sai a R$ 81.990. Traz de série os mesmos equipamentos da SE, mais o sistema multimídia Sync, que é composto por entrada USB, comandos de voz, Bluetooth, GPS e tela de oito polegadas no painel central, entre outros. Há ainda o pacote Plus, que tem teto solar, faróis de xênon,luzes diurnas de LEDs, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajustes elétricos — mais R$ 8 mil.
Painel de instrumentos oferece visualização na medida certa
Foto:  Divulgação

Impressões
Antes de apresentar oficialmente o novo Focus, na Argentina, a Ford realizou evento de pré-lançamento da versão sedã do modelo, que aconteceu em Campinas. E foi da cidade do interior de São Paulo que partimos com a versão topo de linha do Focus, a Titanium Plus — esta sai a R$ 89.990.
Com desenho invocado, o novo Focus sedã impressiona pelas linhas esportivas bem pronunciadas. Não à toa, o design da nova geração chama a atenção — as rodas aro 17 exclusivas da versão contribuem para o impacto visual. Já o interior se destaca pelo uso de materiais de boa qualidade, sem rebarbas.
Bom de pista
Encontrar posição de dirigir ergonômica é tarefa simples. Há ajustes de altura e profundidade na coluna de direção e no banco do motorista — neste último é elétrico. Porém, o porta-objeto localizado na parte inferior da porta dificulta a operação, pois fica difícil acessar os comandos do assento do motorista.
O painel de instrumentos oferece visualização na medida certa e é possível ter todas as informações do computador no pequeno display de 4,2 polegadas — há hodômetro parcial, média de consumo de combustível, autonomia e o consumo instantâneo. Todos os controles ficam ao alcance das mão.
A carroceria tem recortes modernos e está fazendo sucesso mundo afora.
Foto:  Divulgação

Ao dirigir, destaque para a direção elétrica, com respostas diretas — a antiga geração era eletro-hidráulica. O volante multifuncional facilita a vida do condutor e tem boa empunhadura. Um senão é que como se trata de um sedã com apelo esportivo, a Ford bem que poderia oferecer um volante com raio menor.
Debaixo do capô, a nova motorização com injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas fornece vigor. São 178 cv de potência com etanol ou 175 cv com gasolina que garantem condução com pegada esportiva. O câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem e seis marchas trabalha de modo eficiente — há opção de selecionar o modo S esportivo. Pena não contar com borboletas atrás do volante — as trocas sequenciais só podem ser feitas na manopla.
O apelo esportivo presente no novo Focus, por sua vez, não torna a suspensão rígida. Ao contrário, garante conforto a bordo e absorve as irregularidades. Outro aspecto louvável é a pouquíssima inclinação da carroceria. Composto por conjunto independente Mc Pherson com barra estabilizadora na dianteira e independente Multilink na traseira, o sistema entrega precisão e estabilidade em curvas.
    Tags: Ford , Focus

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