sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ronald Ázaro: Turismo, o futuro da economia do Estado do Rio

Ronald Ázaro: Turismo, o futuro da economia do Estado do Rio

O turismo significa uma das mais poderosas alternativas para o desenvolvimento

O DIA
Rio - Em regiões cujo forte são as riquezas naturais e a tradição histórico-cultural, como é o caso do Estado do Rio, o turismo significa uma das mais poderosas alternativas para o desenvolvimento. É comprovado que a atividade é a que representa retorno mais rápido a curto prazo para os investimentos e é capaz de gerar grande quantidade de empregos, trazendo a melhoria da qualidade de vida da população.
É por isso que, hoje, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, temos muito a comemorar. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo, em 2012, foi injetado na economia estadual cerca de R$ 1 bilhão. Este indicador é de extrema importância, uma vez que comprova que a atividade turística está se fortalecendo. Um em cada 11 trabalhadores está ligado a ela. O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por cerca de 4% do PIB do estado e influencia sobremaneira as áreas de cultura, esporte, artesanato, vias urbanas e rurais, telefonia e segurança pública, entre outras. Constatamos também que houve crescimento de 12% de visitantes nos atrativos turísticos em relação a 2011 e 26% de aumento na ocupação hoteleira.
O governo tem trabalhado incansavelmente em parceria com os gestores das cidades do interior fluminense. Participações em feiras, congressos, encontros e workshops, nacionais e internacionais, ligados ao segmento turístico, são constantes. Temos incentivado também as cidades turísticas a implantar calendário de eventos diversificado e consistente. É uma forma de atrair os visitantes para esses destinos, fazendo com que não exista uma alta temporada nessas localidades.
O Programa de Desenvolvimento do Turismo também disponibiliza US$ 187 milhões para alavancar o setor no estado. A meta principal é o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas.
Com esses números e com o que estamos fazendo, tenho certeza de que a atividade turística será, em breve, o grande impulsionador da economia fluminense.

Secretário estadual de Turismo e presidente da TurisRio

    Nenhum comentário: