Rio -  Estava posto em sossego quando me ligaram para perguntar quanto eu cobraria para participar de um projeto de Oscar Niemeyer para o Carnaval. Depois que me recuperei, respondi: “Cobrar? Se tivesse grana pagaria pela honra!” Era o seguinte: um obelisco bem em frente ao monumento no Sambódromo que a plebe ignara chama de McDonald’s. A ideia era botar em cima da coluna um palhaço desenhado por mim. Moleza, palhaço é uma das minhas especialidades, fiz um recentemente para o cartaz do Salão de Humor de Piracicaba. Era só repetir o desenho. Não telefonei para não dar uma de chato ansioso, fiquei esperando... e nada.
Oscar morreu, o Carnaval passou e neca de desenho no Sambódromo. Parceria com o gênio, nem pensar, perda irreparável para meu currículo. E que isso, perguntará quem me leu até aqui, tem a ver com Papa? É que Bento 16 resolveu pedir o boné, digo, a mitra, em pleno Carnaval e vai renunciar, que nem um Jânio papal, em 28 de fevereiro, logo no dia dos meus 81 anos. E por falar em Carnaval me faz lembrar o porre que tomei com João Paulo 2º no camarote de uma cervejaria no desfile das escolas. Já de saco cheio de ver a mesma chatice (taí o Zeca Pagodinho que não me deixa mentir), peguei uma garrafa de vodca e entrei no escuro de um cineminha que tinha lá. Não havia ninguém, exceto o Papa, que tirava um cochilo na sala vazia.
Foi num ano, não me lembro qual, que tinham contratado atores para incrementar o camarote, caracterizados de líderes mundiais: Fidel, Martin Luther e outras celebridades... Quando abaixei a poltrona, o Papa acordou com o ruído e viu o litro da excelente vodca polonesa — logo a bebida do seu país — que eu portava.
Ofereci-lhe um gole. Resumo da ópera: acabamos com a garrafa, ‘Wojtyla’ era bom de copo. Somado à cerveja que já que tínhamos tomado, ficamos completamente bêbados e escoramos um ao lado do outro. Para resumir: não só tomei um porre com o Santo Pontífice como também dormimos juntos até que fomos encontrados. Saímos de lá carregados. Espero que ninguém tenha perdido a fé. E que ele tenha recebido seu cachê.