Chile -  Um operário da construção civil foi detido neste sábado suspeito de ter sido responsável pelo incêndio que destruiu aproximadamente 120 casas, ferindo cerca de 30 pessoas e deixou mil desabrigados na cidade de Valparaiso. O fogo teria sido causado de involuntária pelo operário, enquanto ele fazia trabalhos de solda, em um condomínio em construção, afirmou o comandante da polícia local, Julio Pineda.
As investigações da polícia se valeram de gravações de vídeo feitas por moradores da região, no momento em que as chamas surgiram. Em um primeiro momento é possível ver os próprios operários da obra tentando apagar o incêndio. Pineda informou que o operário, identificado como Carlos Rivas Quiroz, foi detido durante a madrugada em Valparaiso e deverá comparecer a um tribunal durante o dia.
Nesta sexta o presidente do Chile, Sebastián Piñera, suspendeu suas férias no sul do país e visitou aos desabrigados. Diversas instituições públicas e privadas também estão se mobilizando para ajudar os atingidos pelo desastre. 
EFE