Rio -  Com uma frota de mais de 19 milhões de motos, infelizmente, o Brasil é um dos recordistas em acidentes com este tipo de veículo. Dados do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) mostram que 69% das indenizações pagas pelo seguro, de 2011 a 2012, decorreram de acidentes com motos.
Diante desse cenário lamentável e cientes de que 47% dos acidentes com motocicletas são causados por uma frenagem errada e hesitante, fabricantes de motocicletas e componentes têm investido pesado para que as motos fiquem mais seguras. Esse é o caso da Bosch, por exemplo, que desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters, muito comuns no mercado brasileiro.
Esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem — que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto.
A chamada versão ‘light’ do sistema ABS 9 para motocicletas está em desenvolvimento no centro de segurança para motos da Bosch, no Japão, em parceria com a Índia, e a produção em série começará ainda em 2013.
Entenda a importância dessa tecnologia. Quando a maioria dos motociclistas se depara com uma situação de emergência, com medo de capotarem, eles acionam o freio traseiro repentinamente, o que pode fazer a roda traseira da motocicleta travar e provocar a perda de controle. Nessa situação bastante crítica para o piloto, a roda traseira pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar uma pressão menor no freio.
Porém, o mesmo não ocorre com a roda dianteira, já que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente através da roda da frente. Por isso e para baratear o custo de produção do sistema de freios com ABS, a unidade hidráulica da versão light do ABS 9 tem somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Com isso é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira.
As fabricantes de motocicletas podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a esse sistema.
Se você ainda não está convencido da importância do ABS nas motocicletas, vale lembrar que estudos americanos mostram que a adoção desse equipamento reduz de 17% a 38% a probabilidade de acidentes com lesões e de 37% a 53% o número de mortes e lesões graves.
O que é e como funciona
O ABS (Antilock Braking System- Sistema de Freios Antitravamento) evita que as rodas travem em frenagens de emergência, situação em que o veículo perde a aderência e derrapa.
Com o ABS, as rodas continuam com aderência à pista, o piloto mantém o controle sobre o veículo e pode desviar de obstáculos mesmo acionando o freio com toda a força. Esse sistema eletrônico faz um monitoramento da rotação de cada roda, comparando-as com a velocidade do veículo.
O ABS só entra em ação quando essa rotação da roda diminui muito em relação à velocidade da moto, indicando uma frenagem de emergência.
O sistema envia sinais para que haja, em frações de segundo, alternâncias entre alívio e pressão sobre os freios, e evita o travamento.
Nas motos, quando aplica-se força normal e firme no manete de freio há a distribuição eletrônica da intensidade de frenagem nas rodas traseira e dianteira, proporcionando ainda mais segurança.