Freio melhor nas pequenas
Sistema ABS ganha versão barata para chegar a scooters e motos de baixa cilindrada
POR PEDRO CUADRAT
Diante desse cenário lamentável e cientes de que 47% dos acidentes com motocicletas são causados por uma frenagem errada e hesitante, fabricantes de motocicletas e componentes têm investido pesado para que as motos fiquem mais seguras. Esse é o caso da Bosch, por exemplo, que desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters, muito comuns no mercado brasileiro.
Esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem — que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto.
A chamada versão ‘light’ do sistema ABS 9 para motocicletas está em desenvolvimento no centro de segurança para motos da Bosch, no Japão, em parceria com a Índia, e a produção em série começará ainda em 2013.
Entenda a importância dessa tecnologia. Quando a maioria dos motociclistas se depara com uma situação de emergência, com medo de capotarem, eles acionam o freio traseiro repentinamente, o que pode fazer a roda traseira da motocicleta travar e provocar a perda de controle. Nessa situação bastante crítica para o piloto, a roda traseira pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar uma pressão menor no freio.
As fabricantes de motocicletas podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a esse sistema.
Se você ainda não está convencido da importância do ABS nas motocicletas, vale lembrar que estudos americanos mostram que a adoção desse equipamento reduz de 17% a 38% a probabilidade de acidentes com lesões e de 37% a 53% o número de mortes e lesões graves.
O que é e como funciona
O ABS (Antilock Braking System- Sistema de Freios Antitravamento) evita que as rodas travem em frenagens de emergência, situação em que o veículo perde a aderência e derrapa.
Com o ABS, as rodas continuam com aderência à pista, o piloto mantém o controle sobre o veículo e pode desviar de obstáculos mesmo acionando o freio com toda a força. Esse sistema eletrônico faz um monitoramento da rotação de cada roda, comparando-as com a velocidade do veículo.
O ABS só entra em ação quando essa rotação da roda diminui muito em relação à velocidade da moto, indicando uma frenagem de emergência.
O sistema envia sinais para que haja, em frações de segundo, alternâncias entre alívio e pressão sobre os freios, e evita o travamento.
Nas motos, quando aplica-se força normal e firme no manete de freio há a distribuição eletrônica da intensidade de frenagem nas rodas traseira e dianteira, proporcionando ainda mais segurança.
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