domingo, 19 de maio de 2013

Aumenta a tensão entra as Coreias


Aumenta a tensão entra as Coreias

Lançamentos de três mísseis norte-coreanos de curto alcance deixam o vizinho do Sul e o Japão em alerta

O DIA
Coreia do Sul - Um novo episódio agravou ainda mais a crise diplomática entre as duas Coreias. Ontem, a Coreia do Norte lançou três mísseis de curto alcance de sua costa leste em direção ao Mar do Japão. Segundo comunicado do Ministério da Defesa sul-coreano, dois projéteis foram disparados pela manhã e um terceiro à tarde pelo vizinho do Norte.
Em abril, o governo japonês reforçou a vigilância do espaço aéreo do país
Foto:  Efe
Autoridades do ministério em Seul afirmaram que “monitoram a situação e permanecem em alerta”. Lançamentos de mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte são comuns, mas o Ministério da Defesa sul-coreano não explicou se os disparos de ontem seriam testes ou exercícios militares.
Uma fonte do governo do Japão, citada pela agência de notícias japonesa Kyodo, confirmou os três lançamentos, mas não se manifestou se os mísseis atingiram as águas em território japonês.
Seul classificou os lançamentos de provocação séria. Os Estados Unidos pediram à Coreia do Norte que atue com moderação, sem comentar especificamente a situação.
Com os lançamentos de ontem, as Forças Armadas sul-coreanas reforçaram a vigilância em torno dos movimentos da vizinha Coreia do Norte. Os dois países estão tecnicamente em guerra, já que o conflito travado entre 1950 e 1953 foi interrompido com armistício e não com tratado de paz.
A tensão na península coreana segue desde o mês passado, após agravamento da crise que começou com a decisão da ONU de impor sanções contra Pyongyang em razão do terceiro teste nuclear feito pelo país em fevereiro.

Nenhum comentário: