quarta-feira, 22 de maio de 2013

Justiça decide que EUA não têm que mostrar fotos do corpo de Bin Laden


Justiça decide que EUA não têm que mostrar fotos do corpo de Bin Laden

O terrorista foi assassinado em 2011

AGÊNCIA BRASIL
Washington – Um tribunal de recurso de Washington decidiu nesta terça que o governo norte-americano não é obrigado a mostrar fotografias do cadáver de Osama Bin Laden, morto por soldados de elite norte-americanos no Paquistão em maio de 2011. O líder da rede terrorista Al Qaeda foi abatido na casa onde estava escondido por um comando de forças especiais Navy Seals, que tirou fotografias do corpo para confirmar o êxito da missão.
A agência norte-americana CIA recusou-se a mostrar as fotos, argumentando que se tratava de imagens “classificadas como secretas”. A decisão dos juízes, com 14 páginas, confirma a decisão do tribunal de primeira instância. “Afirmamos que as imagens foram corretamente classificadas e que deverão, por isso, manter-se secretas”, apesar da lei da liberdade de informação.
Um grupo de reflexão conservador, o Judicial Watch, processou a CIA pela sua recusa em divulgar as fotografias e a agência sublinhou que a divulgação representava um risco para a segurança nacional. Algumas das imagens são chocantes e, “se forem divulgadas, poderão conduzir a represálias contra norte-americanos”, frisaram os juízes do tribunal de recurso.

Nenhum comentário: