terça-feira, 21 de maio de 2013

Presidente da Nissan celebra parceria com Salgueiro para desfile de 2014


Presidente da Nissan celebra parceria com Salgueiro para desfile de 2014

Montadora vai patrocinar desfile da escola e viabilizará projeto para jovens da comunidade. 'Foi um casamento perfeito', diz François Dossa

RAPHAEL AZEVEDO
Rio - Pelo segundo ano consecutivo, o Salgueiro contará com um patrocínio polpudo para o desenvolvimento do desfile. Nesta segunda-feira, a diretoria da agremiação reuniu cerca de 150 integrantes na quadra para anunciar oficialmente a parceria com o Grupo Renault-Nissan. A festa contou com a presença de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, ritmistas, intérpretes e da rainha Viviane Araújo, que se apresentaram para uma pequena comitiva da montadora.
Dois modelos de carros elétricos que ainda não foram lançados no Brasil foram mostrados ao público diante de paineis gigantes com os logotipos do Salgueiro e da Renault-Nissan. O enredo de 2014 é "Gaia, a vida em nossas mãos", de autoria dos carnavalescos Renato e Marcia Lage, e tem a sustentabilidade como palavra-chave.
Presidente da Nissan no Brasil posa ao lado da porta-bandeira Marcella e da rainha Viviane Araújo
Foto:  Alex Nunes / Divulgação

Presidente da Nissan: 'Queremos envolver a comunidade'
Bastante empolgado, o presidente da Nissan no Brasil, François Dossa, festejou o acordo. "A parceria surgiu quando o nosso presidente mundial (o brasileiro Carlos Ghosn) visitou a quadra há algum tempo e disse que tinha vontade de ajudar e patrocinar uma escola de samba. Depois os contatos aumentaram e decidimos firmar uma grande parceria com o Salgueiro. Em primeiro lugar, trata-se de patrocínio para o desfile, mas queremos mais do que isso. Muitas empresas costumam dar dinheiro para escolas e depois nem aparecem no desfile. Nós queremos participar, ter nosso pessoal nos ensaios na quadra e envolver a comunidade", explicou Dossa, de 49 anos, que não quis relevar as cifras que serão injetadas no Carnaval.
Segundo o economista, que é francês naturalizado brasileiro há 23 anos, o acordo vai beneficiar jovens da comunidade, que ganharão cursos de inglês de forma gratuita. "A Nissan é uma das patrocinadoras das Olimpíadas de 2016. Nossa ideia é que os jovens do Salgueiro e da comunidade estudem inglês durante três anos para que possam trabalhar como guias e intérpretes nos Jogos Olímpicos. Esse projeto ficará a cargo do núcleo de responsabilidade da empresa", revelou o executivo que acompanha os desfiles no Sambódromo desde 1984.
Bateria de Mestre Marcão animou evento que marcou início da parceria com montadora
Foto:  Alex Nunes / Divulgação

Sustentabilidade na Sapucaí
François Dossa também elogiou o enredo e fez questão de garantir que o Salgueiro não terá que dar "nenhuma contrapartida". "O tema vai mostrar a importância da preservação e a sustensabilidade na vida das pessoas. Somos líderes da fabricação de carros elétricos e tem tudo a ver com a proposta da escola. Não se trata de um enredo patrocinado. Eles (a diretoria) escolheram o tema e nós decidimos abraçar a ideia. Foi um casamento perfeito. Acredito muito nessa parceria a longo prazo e o Carnaval é com eles".
O experiente Renato Lage, que está na vermelho e branco desde 2003, também saudou a
parceria. "Patrocínio sempre ajuda e pode render grandes desfiles se bem casado com enredo. O Salgueiro tem conseguido isso. Muita gente começa a criticar antes de ver o resultado na Avenida e não pensa que as escolas têm muitos custos e precisam de grana para bancar tudo isso que a gente vê. A parceria de agora é muito boa e tem a ver com o enredo".
Diretoria e segmentos do Salgueiro reunidos durante a festa
Foto:  Alex Nunes / Divulgação

Renato Lage: 'Enredo tem mensagem muito atual'
Lage explicou ainda que o desfile terá uma bela mensagem para o público. "Vamos levantar essa bandeira (da sustentabilidade) e mostrar como é importante preservar a nossa casa. O enredo tem várias nuances e uma mensagem muito atual. Não tem essa coisa política que muitos podem achar, de falar das coisas ruins. O enredo é muito bonito e ainda terá uma pincelada africana bem no estilo do Salgueiro. Vamos partir de uma lenda para mostrar a criação da Terra". Em 2013, a escola teve patrocínio da Revista "Caras" para o enredo sobre a fama.

Nenhum comentário: