quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como fazer a criança parar de chupar dedo O hábito de chupar o dedo na infância pode ser prejudicial para a criança. Veja como fazer a criança parar de chupar o dedo.



A maioria dos pais acha bonito ver o bebê com o dedo na boca. Porém, esse hábito não é nada saudável e o pior é que é difícil de ser interrompido. Além disso, muitas consequências podem ser geradas para a saúde bucal do pequeno que chupa o dedo. Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer a criança deixar de chupar o dedo.
639903 O hábito de chupar o dedo é muito comum na infância. Foto diivulgação Como fazer a criança parar de chupar dedo O hábito de chupar o dedo é muito comum na infância. (Foto: divulgação)

CRIANÇA QUE CHUPA O DEDO

Chupar o dedo é um hábito muito relacionado com crianças  pequenas e que está presente desde a vida uterina. É comum durante os ultrassons, que sejam captadas imagens do feto chupando o dedo. Desde antes de nascerem, os bebês possuem o reflexo de sucção mais forte, sugando tudo o que aparece perto da sua boca.
Esse reflexo é natural  para sua sobrevivência, já que ele depende da amamentação, sua primeira forma de alimentação. Porém, em muitos casos o dedo pode ser uma ótima opção para isso.
639903 A chupeta pode ajudar a fazer com que a criança pare de chupar o dedo. Foto diivulgação Como fazer a criança parar de chupar dedo A chupeta pode ajudar a fazer com que a criança pare de chupar o dedo. (Foto: divulgação)

COMO FAZER A CRIANÇA PARAR DE CHUPAR DEDO

1. Troque por uma chupeta: quando ao ato de sucção é um reflexo primitivo, o dedo não é principal foco. Nesse período vale trocar o dedo por uma chupeta, que é mais anatômica, causando menos danos a boca e aos dentes da criança. Além disso, é muito mais fácil tirar o hábito de chupar chupeta do que o dedo que está sempre junto da criança.
2. Dê mama à criança: o reflexo é para favorecer a amamentação. A criança que mama no seio, raramente desenvolve o hábito de chupar os dedos. O que pode levar a criança a querer chupar o dedo é a falta de alimentação. 
  
3. Observe o hábito a noite: quando a criança  cresce e continua chupando o dedo, pode fazer isso por prazer ou sensação de acolhimento. O hábito de dormir faz com que os pais tentem desencorajá-lo retirando o dedo do bebê durante o sono.
4. Ocupe as mãos da criança: quando a criança está envolvida em várias atividades com as mãos, a necessidade chupar o dedo é esquecido. Portanto, dê a ela brinquedos para que ocupem a mente e as mãos.
5. Motive a criança: em muitos casos o ato de chupar o dedo é uma maneira de seu filho se sentir reconfortado. Algumas crianças possuem o hábito de chupar dedos por ansiedade ou insegurança. O carinho e atenção são as melhores de livrá-las desses sentimentos.
6. Brigar não é a melhor alternativa: sair brigando e discutindo com uma criança não é a melhor opção. As punições só pioram ainda mais a situação, pois causará mais medo e ansiedade na criança, que irá descontar chupando o dedo.
639903 A amamentação ajuda a acabar com o hábito de chupar o dedo. Foto diivulgação Como fazer a criança parar de chupar dedo A amamentação ajuda a acabar com o hábito de chupar o dedo. (Foto: divulgação)
Muitos mitos e verdades sobre chupar o dedo na infância são criados. O fato é que esse hábito deve ser eliminado o mais rápido possível, já que pode prejudicar a saúde dos dentes e boca dacriança. Os pais podem apostar nas chupetas, mamadeiras, brinquedos e outros objetos que façam com que a criança esqueça aos poucos esse hábito. 

Nenhum comentário: