quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas Os sabonetes antibacterianos devem ser usados corretamente para não prejudicarem a pele. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de marcas bactericidas.

Depois do aparecimento dos casos de gripe H1N1 no ano de 2009, alguns hábitos foram consolidados na nossa cultura, como o uso do álcool gel e do sabonete antibacteriano. Porém, muitas dúvidas ainda surgem em relação aos efeitos desses produtos. Saiba mais sobre osbenefícios dos sabonetes antibacterianos e confira algumas marcas.
639652 Quando não usados corretamente os sabonetes antibacterianos podem causar alergias na pele. Foto divulgação Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas Quando não usados corretamente os sabonetes antibacterianos podem causar alergias na pele. (Foto: divulgação)

SABONETES ANTIBACTERIANOS

Todas as coisas parecem estar relacionadas as bactérias. Aproximadamente 75% dos sabonetes líquidos que são comercializados atualmente, são rotulados e contém produtos antibacterianos em sua composição. Porém, de acordo com especialistas, isso não significa que estamos completamente livres de infecções.
Para criar um sabonete, é necessário fazer uma combinação de um ácido com base. O ácido consiste nos ácidos graxos e base se refere ao hidróxido de sódio. A mistura faz com que os ácidos graxos se separem e se unam ao hidróxido, criando um sal denominado sabonete.
O sabonete possui duas principais funções. Uma é diminuir a superfície de tensão com a água e a outra é unir-se á sujeira, óleos e bactérias presentes na pele. Isso quer dizer que um sabonete comum consegue eliminar as bactérias e outras sujidades.
639652 Os sabonetes antibacterianos devem ser usados corretamente. Foto divulgação Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas Os sabonetes antibacterianos devem ser usados corretamente. (Foto: divulgação)

CUIDADOS AO USAR SABONETES ANTIBACTERIANOS

Os sabonetes antibacterianos possuem um pH mais ácido que quando usado de maneira incorreta podem causar irritações e ressecamento na pele. O ideal é utilizar diariamente sabonetes que possuam pH neutro, já que eliminam as bactérias e germes presentes na pele.
  
Os antibacterianos devem ser usados com orientação médica  específica, como no combate de algumas doenças de pele. Pessoas saudáveis não devem fazer o uso indiscriminado, já que é comprovados os malefícios dos mesmos. Além disso, é essencial ler o rótulo do produto antes de compra-lo para saber se está de acordo com o seu tipo de pele. Confira algumas dicas para escolher o melhor sabonete antibacteriano.

DICAS DE MARCAS DE SABONETE ANTIBACTERIANO

1. Dettol: o sabonete é considerado é um excelente produto para eliminar bactérias. Durante um teste feito com o mesmo, foi comprovada a eficácia na eliminação de bactérias comoStaplylococcus Aureus, que gera infecções na pele e até a pneumonia;
2. Ypê Action: eficaz na eliminação de bactérias como Escherichia Coli presente no intestino grosso, Pseudomonas Aeruginosa principais causadoras de infecção hospitalar e outras afecções de pele;
3. Lifebouy: considerado o terceiro sabonete mais eficaz na eliminação de bactérias causadoras de infecções, como Pseudomonas Aeruginosa;
4. Granado: sabonete antisséptico eficaz na eliminação de bactérias como E. Coli ePseudomonas, principais causadoras de infecção hospitalar.
639652 Os sabonetes antibacterianos devem ser usados com orientação médica. Foto divulgação Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas Os sabonetes antibacterianos devem ser usados com orientação médica. (Foto: divulgação)
O sabonete antibacteriano gera muitos questionamentos para os consumidores em relação aos seus benefícios. É preciso saber como usar o sabonete antibacteriano corretamente para que ele não prejudique a pele. O ideal é consultar um médico dermatologista antes de utilizar esses produtos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: