quinta-feira, 11 de julho de 2013

Marcelo Borges: As dificuldades dos empresários no país

Marcelo Borges: As dificuldades dos empresários no país

Depois de tantas manifestações, não vi ninguém defendendo os direitos dos empresários

O DIA
Rio - Depois de tantas manifestações, não vi ninguém defendendo os direitos dos empresários. Sabem por quê? No Brasil o empresário costuma ser tachado como explorador de funcionário e de burguês. É muito difícil empreender aqui. São muitas as dificuldades impostas pelo governo e pelo mercado para conseguir sucesso.
Por trás de um empresário — seja comerciante, jornaleiro, prestador de serviços, médico, dentista, psicólogo, advogado, contador, engenheiro, arquiteto, administrador, analista de sistemas, enfim, todos (com CNPJ) — está um chefe de família liderando pessoas também com famílias para sustentar. É um trabalhador que, na maior parte das vezes, é sempre o primeiro a chegar e o último a sair, quase nunca tira férias e não ganha 13º salário. Protestos devem ser feitos, mas não podemos admitir atos de vandalismo contra o empresário e o trabalhador. É inadmissível a destruição de lojas, restaurantes, postos de gasolinas e outros estabelecimentos sendo saqueados nas manifestações.
Nós, micro e pequenos empresários, somos responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada do Brasil e, somando-se a ocupação dos empreendedores, que geram para si mesmos, podemos dizer que, no mínimo, dois terços do total das ocupações existentes no setor privado da economia estão sob nossa gestão. Assustador, não é?
Somos bastante procurados para responder por nossos deveres, sofrendo ferozes fiscalizações, e até para fazer doações no período eleitoral. O que ganhamos em troca? Uma economia instável, gerando uma inflação galopante. Só quem é empresário sabe a dificuldade de conseguir construir uma sólida estrada, em que muitos brasileiros caminham para sobreviver.

Administrador e empresário


    Nenhum comentário: