quarta-feira, 10 de julho de 2013

Puberdade feminina: o que acontece no corpo da garota A puberdade feminina é caracterizada pelas mudanças corporais. Saiba mais sobre como acontece esse processo.



A puberdade feminina começa entre os 11 e 14 anos, variando nesse período de pessoa para pessoa. Em geral, a puberdade começa na primeira menstruação, que coincide com o surgimento de várias transformações do corpo, iniciadas na fase conhecida como pré-puberal. Veja o que acontece no corpo da garota na puberdade feminina.
639646 A puberdade feminina define as caracteristicas sexuais femininas. Foto divulgação Puberdade feminina: o que acontece no corpo da garota A puberdade feminina define as características sexuais femininas. (Foto: divulgação)

PUBERDADE FEMININA

Normalmente, a partir dos dez anos a menina cresce alguns centímetros em pouco tempo, a cintura afina, os quadris ficam mais largos, os seios começam a ficar mais avolumados e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas.
As glândulas sudoríparas se desenvolvem, tornando o odor do corpo mais intenso e provocando maior sudorese nas axilas. Essas mudanças provocam uma sensação de insegurança e inquietação na menina, que estão relacionadas a primeira menstruação. Durante os dois primeiros anos, a menstruação pode apresentar ciclos irregulares, mais longos e breves.
As transformações que ocorrem noperíodo pré-puberdade são resultantes da atividade ovariana, sobre a qual age a hipófise. Ao nascer, a menina tem no ovário cerca de quatrocentos mil óvulos, pelos quais serão usados somente quatrocentos ao longo do período fértil.
639646 A puberdade feminina é caracterizada pelas transformações corporais. Foto divulgação Puberdade feminina: o que acontece no corpo da garota A puberdade feminina é caracterizada pelas transformações corporais. (Foto: divulgação)

SINAIS DE PUBERDADE FEMININA

O primeiro sinal que indica que a menina está na puberdade é o surgimento do broto mamário, que pode aparecer de forma irregular e temporária. Normalmente, seis meses depois ocorre o surgimento dos pelos pubianos. A menarca é um acontecimento marcante na vida da menina e acontece por volta dos 12 anos até os 15.
  
A puberdade feminina envolve uma transformação nos órgãos sexuais. O útero também cresce para aconchegar o feto durante a gestação. Além disso, os tecidos sofrem alteração profunda, principalmente com a deposição de tecido adiposo nos quadris e abdome. Surgem também alterações no esqueleto, como alargamento da bacia, formação do contorno feminino.
Nesse período, acontecem significativas mudanças psicossociais e biológicas. É nesse momento que ocorre certa separação da filha em relação aos pais e maior procura por novos laços afetivos. Os incômodos na puberdade são inevitáveis, porém fazem parte de um processonatural feminina.
639646 A primeira menstruação surge na puberdade. Foto divulgação Puberdade feminina: o que acontece no corpo da garota A primeira menstruação surge na puberdade. (Foto: divulgação)
Os primeiros sinais da puberdade  feminina são caracterizados pela mudança corporal, como o surgimento de pelos e glândulas mamárias. Esse momento é de muitas transformações para as meninas e deve ser levado com muita naturalidade.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: