terça-feira, 18 de setembro de 2012


 
 

Após fim da greve de docentes, MEC vai fiscalizar reposição das aulas 
18 de setembro de 2012  10h29

Com o final da greve, admitido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) no domingo, 16, o Ministério da Educação (MEC) aguarda que as instituições de ensino superior federais definam e encaminhem o plano de recuperação dos dias parados. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se encontra nesta terça-feira, 18, com representantes dos reitores para definir a aplicação do novo calendário. O ministério acompanha a volta das atividades acadêmicas e vai fiscalizar a reposição das aulas.
O governo federal encerrou as negociações com os sindicatos dos docentes e com todas as demais categorias no dia 31 de agosto, quando a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi encaminhada ao Congresso Nacional. Após o envio, o Parlamento rejeita a inclusão de novos valores para questões salariais.
Na proposta de carreira dos professores das universidades e dos institutos federais, apresentada previamente às entidades representativas dos professores e enviada ao Legislativo, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes.
O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste de 16%, em média, a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.
Terra

Nenhum comentário: