Rio -  Série de reportagens do DIA  sobre importantes conquistas obtidas através dos estudos é uma das vencedoras do 2º Prêmio Estácio de Jornalismo, que destaca trabalhos voltados para a Educação e seus desafios. ‘Estudar vale a pena’, da jornalista Maria Luisa Barros, foi eleita a melhor na categoria Impresso Regional. Foram 188 reportagens de 86 veículos de todas as regiões do país.
Maria Luisa é autora da série | Foto: Divulgação
Maria Luisa é autora da série | Foto: Divulgação
Relembre: Histórias de quem se debruçou sobre os livros para vencer na vida
“O prêmio é um reconhecimento não ao nosso trabalho, mas sobretudo a todos os brasileiros que, movidos por uma determinação extraordinária, superaram todas as forma de preconceito e venceram na vida pelo estudo”, discursou Maria Luisa, na cerimônia de entrega, ontem à tarde, em São Paulo.
Relembre: Mulheres já são maioria nas universidades
‘Estudar vale a pena’ reuniu, em três capítulos, pessoas que desafiaram os estereótipos e se destacaram. Caso do desembargador Paulo Rangel. O emprego de porteiro de loja de departamentos não era o suficiente. Com os livros, foi alçando posições. Chegou à Polícia Civil e ao Ministério Público.
Hoje, trabalha no Tribunal de Justiça do Rio. “Nenhum país cresce sem educação”, resumiu. A série ainda mostrou a dedicação de idosos em voltar ao mercado pela qualificação e as conquistas das mulheres, que reduziram as diferenças de gênero com o ensino.
Série de reportagem contou histórias de superação, como a o desembargador Paulo Rangel (acima) | Foto: Reprodução
Série de reportagem contou histórias de superação, como a o desembargador Paulo Rangel (acima) | Foto: Reprodução
Relembre: Brasileiros com mais de 50 anos redescobrem o prazer de estudar
O portal iG foi bicampeão do prêmio com Raphael Gomide, na reportagem ‘Falta de estrutura impõe fracasso a Medicina e Engenharia da UFRJ em Macaé’, na categoria Internet Nacional.
Veja outros vencedores do 2º Prêmio Estácio: Folha de S. Paulo, no Impresso Nacional; Fantástico, na TV Nacional; InterTV, de Natal, na TV Regional; Rádio Câmara, em Rádio Nacional; Gazeta AM, do Rio Grande do Sul, em Rádio Regional; e O Tempo Online, de Minas, na Internet Regional.