terça-feira, 18 de setembro de 2012


PIAUÍ

Estudante piauiense ganha medalha de ouro em olímpiada na Colômbia

Aluno do IFPI foi o único piauiense na competição que conteceu no período de 9 a 15 de setembro
atualizado em 17/09/2012 09:41
mudar tamanho da letra A +|A -
Weslley de Vasconcelos e seu professor
PUBLICIDADE
Weslley de Vasconcelos, alunodo curso técnico de Contabilidade do Instituto Federal do Piauí-IFPI, ganhou medalha  de ouro na IV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLLA). O prêmio foi entregue no sábado, 15, em Barranquilla (Colômbia), local que sedia acompetição. O estudante foi o único piauiense na competição que conteceu  no período de 9 a 15 de setembro.
A preparação de Weslley para a competição foi conduzida pelo professor Leudimar Uchôa. A delegação brasileira foi formada por outros quatro competidores, de outros estados, que também ganharam medalhas, sendo uma de ouro e três de prata. Participaram da OLLA mais 33 alunos de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.
Durante o evento, os participantes conheceram o Planetário de Barranquilla, o Centro Interativo de Ciência Combarranquilla, a Universidade Livre, a Berckley International School e o Museu do Caribe.
No primeiro dia da Olimpiada, eles participaram da prova prática de Planetário e montagem e uso de Telescópio. A olimpíada foi dividida em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu. A prova teórica foi dividida em duas partes: individual e em grupo, mesclando as delegações. Os estudantes participaram ainda de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais. As últimas avaliações foram individuais e exigiram o reconhecimento do céu real e o manuseio de telescópio.

Nenhum comentário: