Rio -  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) requereu, nesta quarta-feira, à Justiça, que sejam decretadas medidas cautelares de proibição de prestação de serviços no ramo de recrutamento de pessoal contra Fernando Lewkowickz, Vivian Ferreira da Silva, Wilson Brum da Silveira Neto, Carlos Daineze e Maximiliane Silva.
Os cinco trabalhavam na empresa RH Prime Consultoria em Recursos Humanos e aplicavam, em diversas pessoas, “o golpe do falso emprego”. Os envolvidos foram denunciados por formação de quadrilha e estelionato pelo Promotor de Justiça Alexandre Themístocles de Vasconcelos, titular da 6ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos.
Segundo a Ação Penal, para executar os crimes, a quadrilha acessava, indevidamente, o banco de currículos disponibilizado no site da Catho e convocavam as vítimas para supostas entrevistas de emprego. A farsa promovida pela gangue levava os lesados a crerem que seus perfis se encaixavam em vagas pré-determinadas. A fraude era incrementada pela ampla divulgação de um site, conforme o texto da denúncia.
“Entretanto, para conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, os lesados, pressionados pela argumentação de embusteiros, eram induzidos a contratar, necessária e urgentemente, um suposto serviço de marketing pessoal impresso e divulgação segmentada. Abusando da premente necessidade de emprego e da inexperiência dos lesados, os denunciados causaram gravíssimos prejuízos financeiros individuais” afirma o promotor de Justiça Alexandre Themístocles.
No dia 12 de setembro, cumprindo mandado de busca e apreensão, agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público, foram à sede da empresa, localizada na Avenida Rio Branco, nº 131, sala 801, Centro e apreenderam o materiais que comprovam que a quadrilha chegou a lucrar, somente nos primeiros dez dias de setembro, cerca de R$10 mil com os golpes. Na ocasião, sete pessoas que estavam no local para realizar a falsa entrevista de emprego e foram salvas de cair na armadilha.