Rio -  Na eterna gangorra de emoções extremas, o Flamengo deixou de lado a preocupação com a luta do rebaixamento, passou à euforia após vencer Atlético-GO e Atlético-MG e já pensa novamente no G-4, apesar de estar a 10 pontos do Vasco, quarto colocado. Só que, para confirmar a nova fase, o Rubro-Negro tenta conter o clima de oba-oba que já contagia torcedores para conseguir algo inédito no Brasileiro de 2012: três vitórias seguidas.
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Fla tenta emplacar a terceira vitória seguida | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
“Não pode se empolgar. Da outra vez, quando achávamos que estava tudo bom, ficamos sete rodadas sem vencer. Não é por duas vitórias que vamos deixar de fazer o que temos feito. Não queremos parar por aqui, é muito pouco. Temos de tentar pelo menos quatro vitórias seguidas. Só não podemos deixar os elogios atrapalhar”, analisou Felipe.

A preocupação do goleiro é evitar o mesmo que aconteceu após as duas vitórias seguidas (Figueirense e Náutico) na chegada de Dorival Júnior. Quando todos planejavam a arrancada rumo ao G-4, o Flamengo amargou sete rodadas sem vencer e viu o rebaixamento se aproximar, entrando em crise. Só que bastaram duas vitórias seguidas de novo para o clima de pressão dar lugar à animação em apenas uma semana - o ambiente no Ninho do Urubu já era outro. Essa troca de emoções tão rápida já faz parte da história do clube e foi resumida por Wellington Silva ao tentar explicar o motivo: “É Flamengo, né? Quando as pessoas pensam que estamos mortos, mostramos que estamos mais vivos do que nunca. Acredito no G-4”.

O sonho da Libertadores, apesar de distante, voltou e quase ninguém mais fala de rebaixamento. Só que para confirmar que o otimismo de agora não é exagerado o Flamengo precisa voltar a mostrar força contra o líder Fluminense. O Rubro-Negro conta com a sequência de jogos no Engenhão para transformar o sonho em realidade e volta a mostrar confiança no sucesso.

“Estamos pensando passo a passo. Temos três jogos em casa para fazer nove pontos. Se conseguirmos, vamos brigar pelo G-4. Estamos com ânimo novo e vamos sair com a vitória sobre o Flu”, completou Wellington Silva.

Chance de Libertadores é de 1%

Segundo o matemático Tristão Garcia, com o 10º lugar na tabela o Flamengo aparece com 1% de chance de chegar ao torneio continental, considerando a quarta posição - hoje ocupada pelo Vasco -, que depende da confirmação de um estrangeiro como campeão da Copa Sul-Americana.

Para Tristão, as chances de o clube da Gávea ainda podem subir consideravelmente caso o time consiga uma boa sequência de imediato. O Cruzeiro, que aparece logo à frente, em nono lugar, também tem 1% de chance. Já o Inter, em sétimo, tem 3%, o Botafogo, sexto, 12%, o São Paulo, quinto, tem 34%. O Vasco conta  com 50%.

Para os cálculos das chances dos times são considerados o mando de campo e o retrospecto das equipes na competição. A dificuldade teórica dos jogos é avaliada.