Rio -  O clima era praticamente de uma final. O reencontro com Ronaldinho, que deixou o Flamengo cobrando uma dívida de R$ 40 milhões na Justiça, mobilizou a torcida, que lotou o Engenhão, e os jogadores. Em campo, o Fla não decepcionou a Nação e venceu o Atlético-MG, nesta quarta-feira, por 2 a 1: festa completa em confronto adiado da 14ª rodada do Brasileiro. E os torcedores rubro-negros ainda foram brindados com dois golaços, de Vagner Love e Liedson.  De quebra, fez valer uma frase de criação de Ronaldinho: Flamengo é Flamengo.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Ronaldinho cumprimentou os jogadores do Fla | Foto: André Mourão / Agência O Dia
O Flamengo pula para a décima posição com 34 pontos, afasta-se da zona da degola e ajuda o Fluminense, líder do Brasileiro. Na próxima rodada, no domingo, o Fla encara o Flu no Engenhão. Já o Galo, que continua na vice-liderança com 52 pontos, enfrenta a Portuguesa, sábado, no Canindé.

Ronaldinho, ao subir ao gramado, foi recepcionado com vaias e apitaço (a torcida distribiu cerca de 30 mil apitos). O camisa 49 fez questão de cumprimentar cada um dos jogadores do Flamengo antes de a bola rolar. O meia não teve sossego no Engenhão. Em alguns lances, até se destacou, mas levou a pior no reencontro com antigo clube.

O JOGO

O clima do jogo incendiou os jogadores do Flamengo. Sobrou disposição em campo. O pressão da torcida fez o Fla partir para cima do Galo. Wellington Silva lançou Love, mas Victor saiu do gol e cortou. Aos sete minutos, Cleber Santana carregou a bola pelo meio e arriscou de fora da área: a bola raspou na trave e foi para fora.

O Galo não conseguia jogar. Ronaldinho era marcado implacavelmente, ora por Amaral, ora por Wellington Silva. A torcida não parava de pegar no pé daquele que até recentemente era ídolo do clube. O Fla tinha maior posse de bola e buscava mais o ataque.

Wellington Silva foi lançado pela direita e trombrou com Leandro Donizete. O árbitro apontou escanteio. Na cobrança, González testou, Marcos Rocha tirou praticamente em cima da linha. Cáceres ganhou pelo alto e a bola sobrou para Love. O Artilheiro do Amor emendou uma meia-bicicleta e abriu o placar: golaço e festa no Engenhão.

O Fla chegou com perigo aos 32 minutos. Após tabela entre Léo Moura e Cleber Santana, Love foi lançado pela esquerda, mas adiantou a bola: Victor abafou e salvou o Galo.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Só Love! Artilheiro do Amor abriu o caminho da vitória do Fla | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Vigiado de perto, Ronaldinho recuou para tentar armar o Galo. Em seu melhor lance, ele lançou Jô, mas González se antecipou e cortou. O Atlético-MG tentou em jogadas de bolas paradas. Ronaldinho cruzou e Richarlyson cabeceou para fora. Na última chance do clube mineiro, Jô emendou uma bicicleta em cruzamento de Escudero, mas isolou.

O Galo voltou com tudo e logo assustou. No primeiro minuto, Ronaldinho passou para Carlos César, que chutou com perigo por cima do gol. O Atlético empatou aos quatro minutos. Ronaldinho cobrou falta, Cleber Santana cortou, mas o meia passou para Marcos Rocha. O lateral cruzou, Réver dividiu com Cáceres e a bola sobrou para Jô. O atacante aproveitou cochilo de Frauches e bateu no canto de Felipe: 1 a 1.

Alô, Ronaldinho: Flamengo é Flamengo



Empurrado pela torcida, Rubro-Negro faz a festa no Engenhão
A resposta do Flamengo não demorou. Aos 11 minutos, Wellington Silva avançou pela direita e cruzou na medida para Liedson. De voleio, ele mandou para o fundo da rede: 2 a 1.

O jogo era franco. Em arrancada, Ronaldinho invadiu a área e bateu, mas Felipe defendeu. O tempo fechou aos 28 minutos. Réver acertou uma cotovelada em Cáceres. Após empurra-empurra, o árbitro expulsou o zagueiro do Galo e deu amarelo ao volante do Fla, que recebeu o terceiro e vai cumprir suspensão contra o Fluminense.

Aos 37, Ronaldinho pegou sobra e bateu, mas Frauches salvou. Um minuto depois, Cleber Santana recebeu na entrada da área e bateu, Victor espalmou e a bola ainda bateu na trave. O Flamengo tratou de tocar a bola e esperou o jogo terminar: vitória garantida.