quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dirigir com sono: perigos O sono é um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito. Saiba mais sobre os perigos de dirigir com sono.

Os bocejos, a sensação de olhos pesados e a dificuldade de concentração são alguns dos sinais que indicam que é hora de descansar em um bom sono. Dirigir com sono é um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito no nosso país. Algumas pessoas pensam que tomar um cafezinho ou aumentar o som é suficiente para espantar o sono, porém são apenas soluções que amenizam o cansaço e diminuem a sua segurança no volante. Saiba mais sobre osperigos de dirigir com sono.
528786 Dirigir com sono é uma das principais causas de acidente de trânsito no Brasil. Foto divulgação Dirigir com sono: perigos Dirigir com sono é uma das principais causas de acidente de trânsito no Brasil. (Foto: divulgação)

Sono e volante não combinam

O ato de dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado ou em velocidade excessiva, pois a atenção do motorista fica totalmente prejudicada. Segundo estudos feitos pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), estima-se que até 50% dos acidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras podem estar relacionados ao fato de os condutores dirigirem com sono.
Quando a pessoa está com sono a capacidade de concentração diminui muito. Nesses estados, os motoristas superestimam suas capacidades e continuam enfrentando o sono. Porém, a única solução é parar de dirigir e dormir para evitar um desastre muito maior.
A Abramet afirma em estudos publicados, que não há solução para que o motorista fique acordado quando está com sono. Os cafés, chás e outros produtos contendo cafeína podem ajudar a espantar o sono, porém os efeitos são pouco duradouros. Porém, a pessoa pode ficar ainda mais suscetível aos cochilos e pequenos sonos que podem causar um acidente.
528786 Dormir é indispensável para nossa saúde. Não dirija com sono. Foto divulgação Dirigir com sono: perigos Dormir é indispensável para nossa saúde. Não dirija com sono. (Foto: divulgação)

Dormir bem é indispensável

Segundo pesquisas, estima-se que 56% da população brasileira não dormem o suficiente para realizar suas funções diárias de maneira adequada. A maioria das pessoas acredita que dormir menos é uma forma de produzir mais e aproveitar melhor a vida.  Porém, segundo especialistas, o sono adequado é que determina a qualidade do tempo que permanecemos acordados.
O ideal que cada pessoa durma em média 7 ou 8 horas por dia. Sem esse sono diário, executar as tarefas em estado de alerta se torna quase impossível, já que a concentração é reduzida.

Sinais que indicam que é hora de dormir

  • Dificuldade de concentração, foco, piscar com frequência;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Mente longe e pensamentos desconexos;
  • Dificuldade de lembrar os últimos percursos dirigidos;
  • Bocejos repetidos ou esfregar os olhos;
  • Dificuldade de manter a cabeça erguida;
  • Sair da pista ou bater nos olhos de gatos;
  • Sensação de inquietação e irritação.
    528786 O bocejo constante é um dos sinais que indicam que você está precisando dormir. Foto divulgação Dirigir com sono: perigos O bocejo constante é um dos sinais que indicam que você está precisando dormir. (Foto: divulgação)
O ato de dirigir com sono pode colocar sua vida e de outras pessoas em perigo.  O sono pode provocar acidentes de trânsito e também dificultar a realização de atividades diárias das pessoas. Dormir bem é indispensável para nossa saúde, pois é durante o sono que recuperamos nossas energias. Portanto, não coloque a sua vida em risco e nem de outras pessoas, durma bem antes de pegar o volante e caso sinta sono no caminho, pare o veículo e durma antes de continuar

Nenhum comentário: