quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Relator critica denúncia, absolve Juan e vira esperança para Juninho no Vasco Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/relator-critica-denuncia-absolve-juan-vira-esperanca-para-juninho-no-vasco-6449162.html#ixzz29ijay8hB


Extra
Tamanho do texto A A A
O lateral-esquerdo Juan, ex-Flamengo, hoje no Santos, foi absolvido por unanimidade nesta noite de quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador foi a julgamento pelo mesmo motivo que Juninho, do Vasco, e Ricardo Berna, do Fluminense, vão para a pauta do STJD nessa sexta. Ele foi ao vestiário antes de realizar o exame antidoping no jogo Santos e Flamengo (2 a 0, dia 12 de setembro) e, por isso, respondeu a dois artigos no Código Mundial Antidopagem e num artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em conduta contrária à ética esportiva. Apenas o Santos foi advertido, no artigo 191, também do CBJD, porque deveria informar melhor o atleta sobre o regulamento.
A audiência durou mais de três horas e foi marcada por um confronto entre o procurador Caio Medauar e o relator Vítor Butruce, que desqualificou a denúncia e disse até que o que interessa neste momento é “a disputa de bola, de jogo”. Medauar, antes, tinha chamado de “absurda” a análise de Butruce sobre o caso. Mas na votação, prevaleceu a exposição do relator, por 3 a 0.
A denúncia inédita que chegou ao STJD fez com que o advogado do Santos questionasse qual interferência havia no jogador passar no vestiário. Juan disse que “fez o que estava acostumado” e que não se recordava de ter sido avisado que, se não fosse direto ao exame, seria julgado. No entanto, o procurador do tribunal Caio Medauar, porém, percebeu na atitude de não ir direto ao exame uma “presuposição da intenção de burlar as regras”.
- Não estamos dizendo que esse atleta não tenha boa índole. Mas houve a conduta antidesportiva, o não cumprimento da regra - disse Medauar.
O relator rebateu e ainda lembrou que a denúncia tentou dizer que o atleta não fez exame ou tentou burlar o resultado.
- Não houve recusa em fazer o teste nem indício de adulterar o resultado. Qualquer pensamento oposto a isso beira o absurdo - disse Butruce, que citou o regulamento da Fifa sobre o caso para lembrar que o da CBF é omisso no assunto.
Curiosamente, antes do fim do julgamento, portanto dos votos dos auditores, o procurador disse que precisava pergar um avião e estava atrasado. Sentindo que a denúncia não teria coro, ele avisou antes de sair: “A gente não reclama de voto, a gente recorre”, disse Caio Medauar antes de ir embora.
Nessa sexta-feira, a partir das 14 horas, Juninho, do Vasco, e Ricardo Berna, do Fluminense, vão a julgamento no STJD.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/relator-critica-denuncia-absolve-juan-vira-esperanca-para-juninho-no-vasco-6449162.html#ixzz29ijUO7YF

Nenhum comentário: