quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Emissão de passaporte: dúvidas frequentes Confira as perguntas e respostas e descubra como funciona a emissão de passaporte no Brasil.

passaporte é um documento essencial para quem pretende realizar uma viagem para o exterior. Para solicitá-lo, o indivíduo precisa entrar em contato com a Polícia Federal, preencher o formulário de requerimento e apresentar os documentos necessários em uma unidade do DPF.
528658 Emissão de passaporte dúvidas frequentes 1 Emissão de passaporte: dúvidas frequentesO passaporte é um documento essencial para fazer a maioria das viagens para o exterior. (Foto:Divulgação)

Solicitação de passaporte no Brasil

passaporte antigo era da cor verde, mas atualmente o modelo emitido pela Polícia Federal conta com capa azul. As pessoas que possuem o documento antigo podem continuar usando-o nas viagens internacionais até a data de vencimento. O passaporte tem uma validade de cinco anos.
Os brasileiros que já estão com uma viagem agendada para o exterior não podem deixar para tirar o passaporte na última hora, pois o processo de emissão é demorado. Sem falar que existem outros detalhes que precisam ser providenciados para conseguir pisar em solo estrangeiro, como é o caso do visto.

Perguntas e respostas sobre emissão de passaporte

Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto com a seleção de perguntas e respostas a seguir:
528658 Emissão de passaporte dúvidas frequentes Emissão de passaporte: dúvidas frequentesO requerimento de passaporte pode ser feito pela internet. (Foto:Divulgação)
Como requerer passaporte pela internet?
No site oficial do Departamento da Polícia Federal, escolha o link “Requerer Passaporte”. Em seguida, preencha o formulário com os dados necessários e no final informe o código de segurança da página. As dúvidas para a elaboração do requerimento podem ser esclarecidas através do telefone 0800-9782336.
Qual a taxa de emissão de passaporte?
custo para emitir o passaporte é de R$ 156,07. Caso o indivíduo já tenha um passaporte e não apresente, ele deve pagar o dobro da taxa, ou seja, R$ 312,14.
Como pagar a taxa de emissão de passaporte?
Depois de preencher o formulário, é necessário anotar o protocolo da solicitação e clicar no botão “gerar GRU”. Esta Guia de Recolhimento da União funciona como um boleto, que deve ser pago antes da data de vencimento.
Quais os principais documentos devem ser apresentados na unidade do DPF?
Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento;
Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;
Comprovante de quitação com o serviço militar;
Comprovante de pagamento da taxa;
Apresentação do passaporte anterior, quando houver;
Autorização específica, no caso de menores de 18 anos.
528658 Emissão de passaporte dúvidas frequentes 2 Emissão de passaporte: dúvidas frequentesÉ preciso comparecer pessoalmente para pegar o passaporte. (Foto:Divulgação)
É preciso comparecer pessoalmente para solicitar o passaporte?
Sim. O comparecimento pessoal é indispensável. No caso de menores de 18 anos, os pais devem comparecer com o titular.
Qual o prazo de entrega do passaporte?
No máximo seis dias úteis.

Nenhum comentário: