Rio -  Conscientizar por meio de informações é a principal ferramenta que a Prefeitura de Rio das Ostras encontrou para combater a Aids no município. De acordo com a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro, atualmente 335 pessoas são portadores do vírus no município, sendo que 16 têm menos de 20 anos.

O trabalho de orientação realizado com palestras vem sendo intensificado, principalmente nas escolas da rede municipal, por intermédio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UFF/Puro. Só este ano, 41 educadores participaram das oficinas de Sexualidade e DST - Doença Sexualmente Transmissíveis.

Os profissionais recebem treinamento para serem agentes multiplicadores de informações. No ano passado, 1.230 estudantes, entre 12 a 29 anos, foram imunizados contra Hepatite B. Outra preocupação da equipe do programa DST/HIV Aids é informar, principalmente aos jovens, sobre a importância de usar e exigir os preservativos. Em média, o município distribuiu cerca de 18 mil preservativos por mês. O programa também promove a realização de Testes Rápidos de diagnóstico da doença.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos infectologistas, pediatra, dermatologista, assistente social, psicólogo, nutricionista, entre outros.