quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Relacionamento abusivo: como identificar? Saiba mais sobre os relacionamentos abusivos e veja como identificar o comportamento inadequado do parceiro.

Os relacionamentos abusivos estão mais presentes em nosso meio do que imaginamos e a maioria das mulheres sofre calada com esse problema. O medo de perder o parceiro ou o amor sem limites acaba fazendo com que elas se submetam a essa situação. Porém é muito importante saber identificar quando o relacionamento está sendo abusivo para se livrar dessa situação e voltar a ser feliz. Pensando nisso, selecionamos dicas de como identificar um relacionamento abusivo. Confira.
527005 O relacionamento abusivo pode causar sérios problemas psicológicos à mulher. Foto divulgação Relacionamento abusivo: como identificar? O relacionamento abusivo pode causar sérios problemas psicológicos à mulher. (Foto: divulgação)

Relacionamentos abusivos

Os relacionamentos abusivos não são somente relacionamentos violentos, mas todos aqueles que envolvem algum tipo de abuso, seja físico, emocional ou psicológico. Todas as mulheres devem saber que não precisam esperar uma violência física para perceber que chegou a hora de acabar com esse sofrimento.
Muitas mulheres continuam em relacionamentos abusivos pensando que em algum momento isso irá mudar, porém o comportamento do parceiro tende a piorar cada vez mais. Um dia está tudo bem, no outro as agressões verbais estão presentes e com isso a autoestima feminina vai sendo destruída aos poucos.
Depois de algum tempo, a maioria das mulheres ficam acomodadas com a situação e acabam nem percebendo que estão sendo vítimas de relacionamentos abusivos, que podem levá-las a sérios problemas psicológicos. Portanto, mesmo que o abuso seja verbal, é importante ficar atenta e não deixar que essas situações se repitam.
527005 A mulher deve procurar ajuda quando o relacionamento se torna abusivo para evitar problemas mais graves. Foto divulgação Relacionamento abusivo: como identificar? A mulher deve procurar ajuda quando o relacionamento se torna abusivo para evitar problemas mais graves. (Foto: divulgação)

Dicas de como identificar um relacionamento abusivo

1. Perceba se ele já foi abusivo com outras pessoas, se é ciumento e possessivo;
2. Note se ele tenta manipular e controlar sua vida constantemente. A mudança brusca de humor também é um sinal de comportamentos abusivos do parceiro;
3.  Ele lhe castiga por coisas que você faz, privando sempre de algo que goste de fazer. Além disso, ele se sente superior a você e outras pessoas;
4.  Perceba se o comportamento dele é agressivo e impaciente em situações do dia a dia. Normalmente, ele se recusa em procurar a ajuda ou não toca no assunto;
5. Ele sempre fala uma coisa, mas nunca cumpre. Desrespeita outras mulheres, inclusive a própria mãe;
6. Costuma colocar a parceira para baixo, em locais públicos ou em casa. Os xingamentos vão evoluindo cada dia mais.
527005 É importante saber identificar quando o relacionamento está se tornando abusivo. Foto divulgação Relacionamento abusivo: como identificar? É importante saber identificar quando o relacionamento está se tornando abusivo. (Foto: divulgação)
Saber identificar os sinais de um relacionamento abusivo é o primeiro passo para dar um fim nessa situação. Para mudar, é preciso que a mulher seja cautelosa, procure ajuda e invista na autoestima. É importante que o parceiro também procure ajuda de um psicólogo, caso ele não aceite nenhuma das condições de mudança, terminar o relacionamento parece a melhor solução. Mesmo que na maioria dos casos seja muito difícil tomar essa decisão.

Nenhum comentário: