Rio -  O lucro é, sem dúvida, uma das questões que mais preocupa os empresários. Ao perceber que o retorno do investimento está baixo, algumas medidas devem ser tomadas para que a situação seja revertida e não se torne um problema maior. Mecanismos simples, como reavaliar os preços praticados, economizar em despesas fixas e pesquisar novos fornecedores podem ajudar o empresário a aumentar seu lucro mensal.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Gostaria de saber de que forma prática e a curto prazo posso aumentar o lucro da minha pizzaria, que fica em uma região central.
Aurélio, por e-mail

Prezado Aurélio, ao identificar que o lucro está baixo, algumas medidas devem ser tomadas. Uma delas é aumentar as margens de lucro, a outra é desenvolver mecanismos para ampliar as vendas.
Para resolver a margem de lucro, é necessário aumentar os preços de alguns produtos e reduzir o custo de outros. Para isso, é importante fazer avaliação dos preços praticados, pois pode ser que não estejam sendo suficientes para pagar as despesas e deixar lucro. Também é importante avaliar os preços da concorrência.
Outra dica é adotar medidas para economizar nas despesas fixas — energia, telefone, água, salários —, além de analisar quais são os gastos que estão extrapolando. Além disso, procure fornecedores que ofereçam preços mais em conta, mantendo a qualidade do produto.
O Sebrae/RJ oferece o Bolsa de Negócios, ferramenta on line e gratuita que promove encontro entre compradores e vendedores. Para se cadastrar, basta acessar www.bolsa.sebrae.com.br
É necessário checar se as retiradas mensais dos sócios estão compatíveis, para evitar que tirem da empresa mais dinheiro do que é possível.
Mas atenção: para que essas medidas sejam implementadas de forma estruturada e eficaz, é fundamental que você tenha controles de gestão, como planejamento financeiro, no qual você poderá identificar seus gastos, arrecadação, dívidas e condições de pagamento, entre outras.
Em relação ao aumento das vendas, utilizar soluções de marketing, como promoções, pode lhe auxiliar. No nosso site (www.sebrae.com.br), há mais informações.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras