Rio -  O  brasileiro está mais cauteloso para consumir itens caros, e planeja comprar nos próximos meses bens de menor valor, como geladeira, fogão e televisão. A informação saiu de pesquisa feita pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em conjunto com o Instituto Ipsos. O levantamento revelou que apenas 22% dos brasileiros estão seguros em adquirir um carro e 48% não estão nada seguros.
Os dados foram levantados em 70 cidades e nove regiões metropolitanas. “O consumidor está mais conservador em relação a itens mais caros, como os automóveis”, afirma Nicolas Tingas, economista-chefe da Acrefi. A cautela também está elevada, mas em níveis menores, quando se trata da disposição de financiar a aquisição de bens como TV e fogão, com apenas 37% dos entrevistados se sentindo seguros.
Por outro lado, com itens de menor valor, como roupas e alimentos, o nível de segurança é maior, sendo 56% no caso do vestuário e de 71% com alimentação. Para o quarto trimestre, 93% dos pesquisados disseram que planejam comprar uma geladeira e todos pretendem fazer financiamento. Em segundo lugar está o fogão (73%). Do total de entrevistados, 41% afirmam ter financiamento com parcelas atrasadas.